O Senhor Deus, chegado o tempo da Sua misericórdia infinita, chamou à Sua presença, na eternidade, o Padre José Pinto Rodrigues Guedes.
O nosso Bispo, D. António Couto, une-se, antes de mais, na oração, na fé e na esperança na vida eterna à família e às comunidades que o Pe. José Guedes serviu, agradecendo o dom da sua vida, vocação, ministério sacerdotal. A manifestação das condolências é acompanhada pela confiança nas palavras de Jesus, garantia de que a vida atinge a sua plenitude junto de Deus na eternidade.
Monsenhor José Guedes nasceu a 4 de dezembro de 1946, na paróquia e freguesia de Fontelo, no concelho de Armamar. Foi batizado na Igreja Matriz de Fontelo. Ordenado diácono a 22 de agosto de 1971, na Igreja Matriz de Armamar, e presbítero a 8 de dezembro de 1972, na Sé de Lamego, pela imposição das mãos do então Bispo de Lamego, D. António de castro Xavier Monteiro.
Começou o seu trabalho como pároco em equipa com o Padre Machado e o Padre Silva Lopes. Tinham a seu encargo as paróquias de Mondim da Beira, Cimbres, Dalvares e Vila Chã da Beira. Depois da equipa se desfazer, o Pe. José Guedes foi nomeado pároco de Salzedas, que paroquiou durante 17 anos, até ser nomeado para Almacave, a 12 de setembro de 1988.
No ano de 1997, recebeu o título de Prelado de Honra (Monsenhor) de Sua Santidade. Em 24 de abril de 2005, foi nomeado Cónego Capitular do Cabido de Lamego.
Faleceu a 4 de junho de 2024, aos 77 anos, tendo lidado nos últimos tempos com bastantes problemas de saúde, encontrando-se ultimamente no Lar de Penude.
D. António Couto, Bispo de Lamego, presidiu à Missa Exequial, na Sé de Lamego, no dia 5 de junho, e o Pe. João Carlos, Pró Vigário Geral e Cónego capitular, presidiu em Fontelo, na zona pastoral de Armamar. Depois da Missa, o funeral no cemitério local.
O Senhor lhe dê o descanso eterno na serena paz do Seu Coração.