Aos 28 de maio de 2024, o centro do Apostolado da Oração da paróquia de São Martinho de Chavães celebrou 125 anos de agregação.
Para marcar esta data jubilar, juntaram-se os associados e zeladores da paróquia com o respetivo pároco e ainda o senhor padre Fernando Albano Cardoso, que é o responsável diocesano deste movimento.
Pelas 18h00, foi celebrada a Eucaristia na igreja matriz. Durante a homilia, o senhor padre Albano lembrou os elementos principais da espiritualidade do Apostolado de Oração, dando o justo ênfase ao Sagrado Coração de Jesus em torno do qual gravitam todos os aspetos do carisma e de onde procede toda a ação do movimento.
Na oração eucarística, foram lembrados os membros do Apostolado de Oração que «adormeceram na esperança da ressurreição», e por fim, já ao terminar a celebração, foi feita a consagração solene dos membros vivos ao Sagrado Coração de Jesus, pedindo, entre outras coisas, que cresçam em número e fervor.
Terminada a Eucaristia, os presentes puderam partilhar bolas, vinho regional, sumos e o bolo de aniversário cujas velas foram sopradas pela brisa da tarde.
Para memória futura, na parede da igreja, foram afixados os documentos do século XIX, devidamente emoldurados, referentes à agregação da Paróquia de Chavães ao movimento. Num fragmento, que se pensa ter sido parte do diploma original, consta a data de agregação e a assinatura do então sub-moderador diocesano do Apostolado da Oração, Abade José de Almeida Fernandes. Num segundo diploma, em melhor estado de conservação, já não aparece a data de agregação, mas consta a assinatura do moderador diocesano Padre Bento Rodrigues.
Sagrado Coração de Jesus, venha a nós o Vosso Reino!
Pe. Tiago Machado, in Voz de Lamego, ano 94/29, n.º 4757, de 5 de junho 2024.