Peregrinação Anual ao Santuário da Lapa

Santuário de Nossa Senhora da Lapa, Concelho de Sernancelhe, recebeu, no dia 10 de junho, Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, a primeira grande Romaria do ano. Milhares de pessoas rumaram ao planalto da Serra da Lapa, cumpriram um ritual que perdura há mais de cinco séculos e ouviram D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego, reconhecer que "peregrinar a um lugar Santo, como o Santuário da Lapa, é renascer".

D. António Couto lembrou que "no mundo de hoje, em que dominam as guerras e a violência", temos de "estremecer quando vemos os nossos irmãos morrerem às centenas". E apontou aos lugares santos, como é a Lapa, para lembrar que quem aqui vem em peregrinação não pode ficar indiferente, numa atitude passiva. É necessário, disse, que "façamos a nossa renovação, que estremeçamos", pois se o "mundo não estremecer não haverá paz e amor".

A reflexão do Bispo da Diocese de Lamego foi escutada com muita emotividade e marcou uma cerimónia que mantém a simbologia de outros tempos. Desde logo, porque mais de meia centena de paróquias, de vários concelhos da região, chegam à Lapa em procissão e engrossam o enorme desfile que desceu da igreja para a zona da missa campal.

Este ano cumpriu-se também um ritual recente, com o andor de Nossa Senhora da Lapa, levado em ombros pelos militares da GNR, a ser acompanhado pelo andor de Nossa Senhora de Ao Pé da Cruz (levado em ombros pelos Bombeiros de Sernancelhe) e ainda o andor de Nossa Senhora da Saúde, de Fonte Arcada, transportado por elementos da freguesia de Quintela. Isto confirma, segundo o Reitor Carlos Caria, que o "Concelho de Sernancelhe tem uma verdadeira geografia mariana".

A Romaria da Lapa e a projeção nacional que alcança é, nas palavras do Reitor Padre Carlos Caria, o resultado da colaboração de muitas pessoas e entidades: paroquianos, devotos, associações, escuteiros, Bombeiros, Ordem de Malta, Associação Eu Peregrino, as paróquias de Sernancelhe e Fonte Arcada, o Município de Sernancelhe, a Junta de Freguesia de Quintela, a GNR e a Banda Musical 81 de Ferreirim.

Paulo Pinto, in Voz de Lamego, ano 94/30, n.º 4758, de 12 de junho 2024.