Visita Pastoral de D. António a Figueira

No passado Domingo, dia 16 de junho, o Senhor Bispo de Lamego, D. António Couto, foi à paróquia de São João Batista de Figueira, em visita Pastoral.
Pelas 10 horas e 30 minutos, D. António Couto foi recebido pela população, pároco e presidente da Junta de Freguesia, no adro da igreja paroquial, com uma grande salva de palmas, e ainda lhe foi oferecido, com toda a simplicidade, um ramo de flores. O nosso organista, o jovem Micael dirigiu as seguintes palavras de boas-vindas:

Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Bispo Dom António Couto,
É com muita alegria que a Comunidade Cristã de São João Batista de Figueira o acolhe em Visita Pastoral à nossa paróquia. É uma visita simples, mas cheia de significado, centrada no mistério central da vida cristã: a Eucaristia. Sabemos que vem, como Bom Pastor, confirmar-nos na Fé.
Somos uma pequena comunidade rural que mergulha as raízes da sua Fé nos antepassados. De coração em coração, de geração em geração, a Fé em Jesus Cristo, proclamada, vivida e celebrada em Igreja tem sido luz e conforto no peregrinar da nossa história. Também hoje, em tempos de grandes mudanças e transformações em relação ao passado, nos esforçamos por conservar, cultivar essa pérola preciosa da Fé, luz fundamental da nossa vida.
Nós O saudamos. Está mais uma vez entre nós. Sentimos a Sua presença como muito amiga e benfazeja, reforço do nosso peregrinar como cristãos. Bem sabemos que na Visita do nosso Bispo é o Coração de Deus que nos visita.
Bem-vindo! Bem-haja!

De seguida, enquanto se cantava “bendito, bendito o que vem em nome do Senhor”, o Senhor Bispo beijou a Cruz Paroquial e fomos entrando na Igreja, para a celebração da Eucaristia, presidida pelo nosso Bispo, concelebrada pelo Pároco, P. José Melo e pelo P. José Alfredo, que acompanhou o Senhor Bispo nesta Visita Pastoral.

Na homilia, depois de saudar todos os presentes e de realçar a beleza do templo onde estávamos a viver esta celebração (que essa beleza não nos distraia do essencial…), o Senhor Bispo explicou-nos a Palavra de Deus, própria daquele domingo, à volta da parábola da semente lançada à terra, como adequada para ajudar a compreender o mistério do reino de Deus… «A semente é a Palavra de Deus. Cai na terra boa ou má, ou assim-assim da nossa vida…». «Às vezes nós somos autênticos pedregulhos, silvas, silvados, caminhos duros»… «A palavra de Deus é a semente. Quem é a Palavra de Deus. É o próprio Jesus… A semente tem de morrer para dar fruto… Cristo é a semente que desceu à terra para morrer e dar fruto (Paixão – Morte –Ressurreição) … Grão e Pão de que verdadeiramente nos alimentamos.

Foi-nos ajudando a perceber a relação e implicações com a nossa vida. Sentimo-nos sensibilizados para olhar o nosso coração com atenção. Se a semente cair num coração duro, morre, se cair num coração puro e cheio de amor, essa semente irá dar imensos frutos.

No final, o Pároco, agradeceu ao Senhor Bispo esta Visita Pastoral e aos paroquianos a sua envolvência neste acontecimento, e na vida do dia a dia desta comunidade paroquial.

Também o Senhor Bispo agradeceu a toda a Comunidade Paroquial o acolhimento e vivência deste dia.

Depois da Eucaristia, enquanto se ultimavam os preparativos para o almoço, houve tempo para fazer uma visita à Capela de Nossa Senhora da Nazaré, mais conhecida entre nós por Nossa Senhora das Aveleiras. É um espaço de muito significado para todos, enquadrado numa bela paisagem convidativa à contemplação, silêncio e oração.

Esta Visita Pastoral terminou com um almoço de convívio, no Salão Paroquial, com todos os que puderam estar presentes.

Obrigado ao Senhor Bispo pelas suas palavras, pela alegria e pela sua presença que marcou esta Paróquia.

Marta Magalhães, in Voz de Lamego, ano 94/31, n.º 4759, de 19 de junho 2024.