D. António Couto em Visita Pastoral a Sande

Nos dias 21, 22 e 23 de junho de 2024, a Paróquia de Sande foi agraciada com a visita pastoral do senhor Bispo de Lamego, o Reverendíssimo D. António Couto. Estes dias foram marcados por uma série de momentos especiais que fortaleceram os laços espirituais e comunitários entre os fiéis.

A seguir, apresentamos um resumo detalhado dos três dias de celebração e encontros.

No primeiro dia, D. António Couto reuniu-se com os colaboradores paroquiais, reconhecendo e valorizando o seu papel fundamental na vida da paróquia.

No segundo dia, a agenda iniciou-se às 15h00 com um encontro com as instituições oficiais, a Junta e a Assembleia de Freguesia. Este momento foi crucial para discutir questões locais e fortalecer os laços entre a paróquia e as autoridades locais. Às 16h00, D. António Couto dedicou tempo às crianças, aos jovens e aos seus pais promovendo valores familiares e espirituais dentro da comunidade. A partir das 18h00, a paróquia reuniu-se para uma missa solene e a administração do sacramento da Santa Unção, proporcionando conforto espiritual aos presentes. Em seguida, às 19h00, houve uma visita ao cemitério, um momento de reflexão e memória por todos os entes queridos que já partiram.

O último dia começou com uma receção solene às 09h15, seguida pela celebração da Santa Missa e da administração do sacramento do Crisma. Este momento foi particularmente significativo para os jovens que renovaram os seus votos de fé, recebendo o sacramento do Crisma que os fortalece espiritualmente e os prepara para assumirem um papel ativo na comunidade paroquial, promovendo os valores cristãos e contribuindo para o crescimento espiritual de toda a paróquia. Às 11h30, a comunidade testemunhou a bênção e inauguração do Centro Paroquial São Tiago de Sande, um novo espaço dedicado à vida comunitária e espiritual. Esta inauguração marcou um momento significativo para a paróquia, com a participação do município de Lamego, representado pelo Sr. Presidente da Câmara de Lamego, Sr. Eng. Francisco Lopes, e todo o seu executivo. O Centro Paroquial São Tiago de Sande agora oferece um espaço central para encontros, eventos e atividades à disposição da paróquia e da freguesia de Sande. A manhã culminou com um almoço comunitário às 13h00, onde todos puderam partilhar momentos de convívio e amizade.

Concluindo, a visita pastoral de D. António Couto à Paróquia de Sande foi muito mais do que uma série de atividades e encontros; foi um verdadeiro fortalecimento da fé e da união “Sandina”. Cada momento, desde os encontros com os colaboradores paroquiais até à inauguração do Centro Paroquial São Tiago de Sande, refletiu o compromisso da paróquia em crescer espiritualmente e oferecer um espaço de acolhimento e crescimento para todos os seus habitantes. A inauguração do Centro São Tiago de Sande é especialmente significativa, pois marca não apenas o crescimento físico, mas também o fortalecimento dos laços espirituais e comunitários. Este novo centro não só servirá como um local para atividades religiosas, mas também como um ponto de encontro onde a comunidade se pode unir em momentos de alegria e partilha. É um testemunho do compromisso contínuo da paróquia em servir e fortalecer a sua comunidade, proporcionando um espaço que promove a fé, a união e o bem-estar de todos os seus membros.

Leonel Ruben, in Voz de Lamego, ano 94/32, n.º 4760, de 26 de junho 2024.