Visita Pastoral de D. António a Ferreirim

Na sequência das visitas pastorais que o Senhor D. António Couto, Bispo de Lamego, tem efetuado pela Diocese, decorreu entre os dias 29 e 30 de junho a visita à Paróquia de Santo António de Ferreirim, constituída pelos povos de Ferreirim, Vila Meã, Rossas e Mós, terra dos Mestres Pintores de Ferreirim, e onde se cruza a história da Igreja com as tradições de um povo moldado por reformas administrativas, fronteira do Douro com a serra e a beira.

No dia 29, pelas 10h30, foi com grande alegria que o Centro Social e Cultural da Paróquia de Ferreirim, recebeu a visita do Senhor Bispo António Couto. À sua chegada, uma idosa de 104 anos entregou, ao sr. Bispo, um ramo de flores, procedendo-se de seguida a visita às instalações.

No decorrer da Eucaristia foi administrado o Sacramento da Santa Unção a todos os idosos bem como a alguns colaboradores e membros de algumas Associações presentes e Comissões de Culto. Este sacramento é entendido como um carinho de Deus para com os seus filhos e filhas fragilizados, recebido não apenas numa fase terminal, mas também nos momentos de maior fragilidade espiritual e humana, como alento e esperança para cada cristão.

Após a Eucaristia foi servido um almoço-convívio a todos os presentes, a saber: Utentes da nossa Instituição das diversas valências; Comissões de Culto dos diversos lugares da Paróquia; Membros de todas as Associações que se fizeram representar; Presidente da Junta e seu executivo, assim como, alguns membros da Assembleia e respetivo Presidente; Membros do Grupo Coral; Catequistas e representantes do Apostolado de Oração.

A passagem do Senhor Bispo na nossa Instituição transmitiu uma mensagem de confiança e alegria para todos os idosos, tal como o próprio referiu “Eles são os grandes tesouros da humanidade, pois é olhando para eles que vemos a imagem de Jesus Cristo.”

Foi uma visita muito emotiva deixando no coração de cada um de nós, a serenidade, humildade e tranquilidade que lhe são características.

Da parte da tarde o Sr. Bispo reuniu com os Crismandos, explicando-lhes o sentido daquilo que iam receber no dia seguinte: a unção do Espírito Santo na plenitude dos seus Dons. Convidou-os para serem Cristo para os outros, sendo testemunhas do que Ele disse, ensinou e viveu.

Ainda neste dia, pelas 16h00, o executivo da Junta de Freguesia acolheu o Sr. Bispo nas suas instalações onde foram proferidas algumas palavras de boas vindas. O Sr. Presidente da Junta, Wilson Teixeira, entregou uma salva de prata, manifestando o apreço e a alegria pela presença do Sr. D. António. No final deste encontro foi servido um espumante de Honra, assim como um bolo e outras iguarias, a todos os presentes, proporcionando um bom momento de Confraternização.

O encerramento da Visita Pastoral aconteceu no Domingo, dia 30, com uma passagem pelo cemitério da freguesia, onde o Senhor Bispo convidou todos os presentes a rezarem por todos aqueles que se encontram ali sepultados, sublinhando que os cemitérios não são lugares de morte, mas de dormição, fazendo alusão ao Prefácio da missa dos defuntos: “para os que acreditam em vós Senhor, a vida não acaba apenas se transforma”.

Na chegada à Igreja Matriz (Convento), o Senhor Bispo foi recebido pelo Pároco (Pe. Manuel Leal), pelas autoridades locais e por uma grande massa humana que ali estava presente.

Uma das jovens crismanda ofereceu ramos de flores ao Sr. Bispo e ao Pároco, o que motivou uma grande salva de palmas da parte de todos os presentes.

Seguiu-se a celebração da Eucaristia dentro da qual foi conferido o Sacramento do Crisma, a 39 jovens. No início da Eucaristia, um dos crismandos, saudou o Sr. D. António Couto, agradecendo a disponibilidade de ter estado com eles na véspera, dizendo também, em nome de todos, que iam levar a sério o desafio lançado, conscientes das suas fragilidades. Fez ainda o convite à comunidade cristã para que vivesse a celebração com a máxima alegria, neste dia tão importante para as suas vidas.

No final da celebração, o Pároco, em seu nome e da comunidade, saudou o Senhor Bispo e agradeceu a forma simples e afetuosa como o Senhor D. António conviveu com todas as pessoas que o receberam.

Terminada a celebração e, depois das despedidas feitas, o casal Adelino e Matilde serviram um delicioso almoço ao Sr. Bispo, ao Pároco e ao Pe. José Alfredo Patrício, que acompanhou o Sr. D. António Couto, durante toda a visita.

Pe. Manuel Leal Domingues, in Voz de Lamego, ano 94/33, n.º 4761, de 3 de julho de 2024.