Bênção de Insígnias dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia

Os finalistas dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia, do Instituto Piaget de Viseu (Escola Superior de Saúde e ISEIT-Ensino Universitário), reuniram-se em Lamego, no domingo – dia 30 de junho – com o espírito enraizado na tradição académica e a vontade de festivamente encerrarem as comemorações dos 30 Anos de existência desta Instituição de Ensino Superior.  No centro deste especial encontro estava a realização da Festa da Bênção e Entrega das Insígnias aos Finalistas de 2023/2024.

Reunidos no átrio da Sé Catedral, o encontro iniciou-se com a subida dos 686 degraus do escadório dos Remédios, que não foram assumidos apenas como um desafio e comprovativo à condição física, mas como símbolo do exigente perCurso formativo que os finalistas percorreram. A subida ao alto do monte foi também proposta simbolicamente e associada aos desafios que estão à espera na vida profissional, exigindo a capacidade de enfrentar e superar adversidades com determinação e resiliência.

Chegados e acolhidos no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, sob a presidência do S. Bispo de Lamego – D. António José da Rocha Couto – deu-se início à celebração da “Festa da Bênção e Entrega das Insígnias”. Após a proclamação da Palavra de Deus, o Sr. Bispo desafiou os Finalistas dos Cursos de saúde a acolherem o modelo e o exemplo da Senhora dos Remédios, mulher e mãe, “que cuida do seu bebé”. A mãe do menino Jesus, na ternura e transcendência do amamentar, propõe-se como caminho para todos os que no exercício profissional queiram associar as práticas baseadas na evidência ao ato amoroso de cuidar. A sabedoria da vida e do exercício profissional, recordou o sr. Bispo, passa pela capacidade de atenção e de resposta àquilo que não se consegue verbalizar. Cuidar é uma missão, é um ato de amor, é uma sabedoria.

Depois do momento da bênção e entrega das insígnias, os futuros profissionais de saúde dos domínios da enfermagem, fisioterapia e psicologia, fizeram os respetivos juramentos:

Os futuros Enfermeiros “Juro solenemente perante Deus e em presença desta assembleia levar uma vida digna e exercer a minha profissão honradamente. Abster-me-ei de tudo o que seja nocivo ou prejudicial e não tomarei nem administrarei qualquer substância ou produto que seja prejudicial à saúde. Farei tudo o que estiver ao meu alcance para elevar o nível da enfermagem e considerarei como confidencial toda a informação que me seja revelada no exercício da minha profissão, bem como todos os assuntos familiares dos meus pacientes. Dedicarei a minha vida ao bem-estar das pessoas confiadas aos meus cuidados”.

Os futuros Fisioterapeutas “Exercer a profissão de fisioterapeuta com dignidade, competência e ética – Prometo; Utilizar os meus conhecimentos para promover a reabilitação e o bem-estar dos pacientes – Prometo; Manter-me atualizado(a) e comprometer-me com a educação contínua – Prometo; Aplicar o conhecimento de forma crítica e com rigor científico – Prometo; Agir com integridade, preservando a confidencialidade dos pacientes – Prometo; Promover a equidade e tratar todos sem discriminação – Prometo; Colaborar com a equipa de saúde e valorizar o trabalho interdisciplinar – Prometo; Contribuir para a saúde da comunidade e a educação para a saúde – Prometo”.

Os futuros Psicólogos “Exercer as minhas funções com dignidade, ética e responsabilidade – Prometo; Atuar dentro das minhas competências, respeitando os limites da minha formação – Prometo; Continuar a minha formação profissional e manter-me atualizado(a) – Prometo; Aplicar o conhecimento de forma crítica e baseada em evidências – Prometo; Agir com integridade, empatia e respeito, preservando a confidencialidade – Prometo; Promover os direitos humanos, sem discriminação – Prometo; Contribuir para o bem-estar e a saúde mental da comunidade – Prometo; Respeitar as normas éticas e deontológicas da Psicologia – Prometo”

O Instituto Piaget reitera o agradecimento muito particular ao Sr. Bispo D. António José da Rocha Couto, cujas palavras e bênçãos proporcionaram o encontro com a sabedoria e a fé. Agradecemos também ao Cónego José Filipe Pereira, Presidente da Real Irmandade da Nossa Senhora dos Remédios, e aos membros da Direção da Irmandade, por nos acolherem na casa de Nossa Senhora e pela sua participação inspiradora. O mesmo sentido de gratidão ao Sr. Vigário Geral, ao Pe. José Fernando, ao Pe. José Patrício, ao Pe. José Lopes e ao Pe. Marcos Alvim acompanhado pelos Jovens da Paróquia da Sé. A presença e participação dos familiares, professores, coordenadores, direções e colaboradores do Instituto Piaget traduziu-se num testemunho de sentido de comunidade – humana e académica. O convívio final, num lanche partilhado após a cerimónia, foi um belo momento de confraternização, de consolidação de laços, celebração das conquistas alcançadas e compromisso com futuras realizações. As vivências deste dia reforçaram o sentido de responsabilidade do Instituto Piaget na sua missão de continuar a formar profissionais qualificados, com profundo sentido do Humano, e de ligação ao território, desta vez a Lamego. A bênção das insígnias transcendeu a formalidade académica, enraizando-nos no património local e na missão de promover a saúde e o bem-estar humano, fundamentos que continuarão a inspirar e a orientar estes novos profissionais nas suas futuras carreiras. O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, um ícone de fé e um bastião de cura e esperança, espelha e acolhe os valores dos que dedicam as suas vidas ao cuidado e bem-estar dos outros. A Senhora dos Remédios acolheu e continuará a abençoar a vocação dos futuros enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos, do Instituto Piaget em Viseu.

Ana Ribeiro, Professora da ESS JP – Viseu, in Voz de Lamego, ano 94/33, n.º 4761, de 3 de julho de 2024.