Sacramento do crisma na Paróquia da Mêda

No dia 6 de julho, a Paróquia de Mêda vivenciou um momento de grande significado espiritual com a celebração do Sacramento do Crisma. A cerimónia, que reuniu fiéis da comunidade local, foi presidida pelo Bispo da Diocese de Lamego, D. António Couto, que trouxe uma mensagem de fé e renovação aos 23 crismandos e suas famílias.

A igreja estava repleta de alegria e expectativa, com os crismandos ansiosos pelo momento em que seriam ungidos com o óleo do Santo Crisma, recebendo assim os dons do Espírito Santo. Este sacramento, também conhecido como Confirmação, marca um passo importante na vida cristã, reafirmando a fé e o compromisso com os ensinamentos de Jesus Cristo.

Durante a homilia, D. António Couto destacou a importância do sacramento do Crisma como um momento de fortalecimento espiritual e de crescimento na fé, ressaltando que, ao receberem o Espírito Santo, os crismandos são chamados a testemunhar o Evangelho com coragem e a viver de acordo com os valores cristãos em todas as áreas de suas vidas.

A celebração foi enriquecida com cânticos litúrgicos, orações e a participação ativa dos paroquianos, que expressaram o seu apoio aos crismandos. Familiares e amigos dos crismados também estiveram presentes, compartilhando da alegria e do significado profundo deste sacramento.

Após a unção, os crismados receberam uma bênção especial do Sr. Bispo, que pediu a Deus que os guiasse e fortalecesse na sua jornada de fé.

O Crisma celebrado na Paróquia de Meda foi, sem dúvida, um marco espiritual para todos os presentes, reforçando a importância da fé e da comunidade na vida cristã. A presença e as palavras do Sr. Bispo, D. António Couto, deixaram uma marca duradoura nos corações de todos, inspirando-os a viver com renovado ardor espiritual.

Que os dons e os frutos do Espírito Santo continuem a preencher a vida destes jovens e da comunidade.

Ana Machado, in Voz de Lamego, ano 94/34, n.º 4762, de 10 de julho de 2024.