No passado domingo, dia 21 de julho, a paróquia de Britiande viveu um dia de festa com a presença do nosso Bispo D. António Couto. Foi um dia diferente, de grande alegria, onde o povo se juntou para receber o nosso pastor. No adro da Igreja, 28 jovens esperavam ansiosamente, iriam receber o Sacramento da Confirmação.
Após a chegada do nosso bispo, ouviram-se vários foguetes. Tinha começado mais um dia memorável para Britiande.
Na homilia, o senhor Bispo abordou o mandato de Cristo de pregar o Evangelho a toda a criatura e a imposição das mãos aos doentes. Jesus, cheio de compaixão, acolhe e compadece-se perante uma multidão cansada e dispersa. A presença do bom Pastor significa a transformação de mentalidades e da própria pessoa em si. Seguidamente, o senhor Bispo explicou o rito do Crisma, que se divide em três momentos: a renovação das promessas batismais, a imposição das mãos e a unção do santo óleo do crisma. Mais tarde, os crismandos se tornaram crismados com os sete dons do Espírito Santo.
Depois de terminada a celebração na igreja paroquial, realizou-se uma procissão ao cemitério onde se rezou por todos os que adormeceram em Cristo.
Que este dia fique marcado na memória, no coração e na história já grandiosa do povo de Britiande.
Ao senhor Bispo D. António Couto e ao senhor padre José Alfredo o povo agradece a visita e da minha parte o meu bem-haja.
Pe. Germano Cardoso, in Voz de Lamego, ano 94/35, n.º 4763, de 24 de julho de 2024.