Previous Next

Portugal/Vaticano: Padre José Alfredo Patrício é novo reitor do Colégio Pontifício Português

Sacerdote da Diocese de Lamego sucede ao padre José Caldas e toma posse no dia 14 de dezembro.


Lisboa, 01 dez 2017 (Ecclesia) – O padre José Alfredo Patrício, da Diocese de Lamego, foi nomeado reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma, informou a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

“Por indicação de D. Manuel Clemente, comunico que a Congregação para o Clero, por Decreto de 30 de novembro e tendo em conta o parecer favorável da Conferência Episcopal Portuguesa e o acordo do Bispo de Lamego, nomeou o Padre José Alfredo Gonçalves Patrício, da Diocese de Lamego, Reitor do Pontifício Colégio Português em Roma”, adianta o padre Manuel Barbosa, secretário da CEP, em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

O sacerdote, de 38 anos, é especialista em Direito Canónico e era até agora defensor do vínculo e promotor de justiça no Tribunal Interdiocesano Vilarealense.

O padre José Alfredo Patrício sucede na direção do Pontifício Colégio Português ao padre José Fernando Caldas, da Diocese de Viana do Castelo.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a "comunidade do Colégio alegra-se com a nomeação do novo reitor" e informa que, juntamente com o vice-reitor, padre Jorge Miguel Lopes Ferreira, nomeado em setembro último, o novo reitor vai tomar posse no dia 14 de dezembro, na presença do secretário da Congregação para o Clero, D. Patrón Wong.

O padre José Alfredo Patrício nasceu a 25 de setembro de 1979, estudou Filosofia e Teologia em Roma, onde concluiu o mestrado em Direito Canónico, na Pontifícia Universidade da Santa Cruz; ordenado sacerdote no dia 30 de julho de 2005, na Diocese de Lamego, está agora a concluir o doutoramento em Direito Canónico na Pontifícia Universidade de Salamanca (Espanha).

Na Diocese de Lamego, o novo reitor do Pontifício Colégio Português foi pároco de Moura Morta, Cujo, Monteiras e Almofala (em Castro Daire), diretor do Gabinete de Imprensa da diocese e, para além de Defensor do Vínculo e Juiz do Tribunal Eclesiástico de Vila Real, foi vogal da direção da Associação Portuguesa de Canonistas.

O Pontifício Colégio Português, em Roma, foi criado pela Carta apostólica ‘Rei catholicae apud lusitanos’, do Papa Leão XIII, para alojar os padres enviados para Roma pelos seus bispos ou superiores, com o objetivo de aprofundarem os estudos nas várias áreas do saber humano e teológico.

"À nova Direção se assegura, por parte de todos os membros da comunidade sacerdotal, a certeza da oração e da colaboração para que o Colégio possa continuar a sua missão eclesial ao serviço da Igreja de Portugal e de tantas outras Igrejas irmãs espalhadas pelo mundo", conclui o comunicado enviado pelo Colégio Pontifício Português.

 

Agência Ecclesia

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147