Previous Next

Festa em honra de santa Helena

A novena, que se iniciou em 6 de julho, e teve como pregador o sr. Padre Paulo Alves que a todos agradou e motivou.
Um dia sempre marcante na novena é o segundo, quando se celebra Nossa Senhora das Dores. Este ano não foi exceção e muita gente marcou presença.
No altar campal, foi celebrado o 9.º Dia de Novena a que presidiu o pregador. Foi apontado o exemplo de Santa Helena na nossa caminhada cristã. Que ela nos inspire sempre um SIM continuado a Cristo e Sua Mensagem.

A missa da Festa e a Procissão
As condições físicas e climatéricas ajudaram as muitas pessoas que participaram na Eucaristia. D. António Couto, nosso Bispo, partindo das Leituras do Domingo e da vida de Santa Helena, falou da Santa Cruz. A Cruz que Santa Helena descobriu e que nos fala de Cristo. Como Amós, somos convidados a escutar Deus e como os apóstolos somos enviados como testemunhas de Jesus.
Também a procissão correu bem, foi vivida como uma manifestação de fé na Igreja peregrinante que caminha para a Casa do Pai, alicerçada em Cristo e guiada pelo Seu Espírito.
Alguma gente abeirou-se do Sacramento da Reconciliação, levando da serra a alma lavada, agradecida pelo perdão de Deus, reconfortada.

Bênção dos Campos e Procissão do Adeus
À tarde, a Bênção dos Campos e a Profissão do Adeus foram momentos marcantes na vivência da piedade popular. São momentos em que o coração agradece, se solta e em que a nostalgia da separação aviva o desejo de regressar. Muito contribuíram para a beleza destes atos como as capas dos universitários estendidas no percurso.

As novidades
Foram 5 as novidades que a novena 2024 ofereceu aos amigos de Santa Helena: Concurso de Fotografia; presença dos jovens universitários, com apreço especial. As pessoas apreciaram, louvaram e acarinharam a presença dos universitários, especialmente no dia da festa, e muitos se emocionaram…; presença do padre-cantor Victor, de Cujó que cantou e encantou; e as marchas pedestres da Igreja de Tarouca a Santa Helena e de Santa Helena a Cristo Rei, com muita gente a aderir, forte corrente solidária dos novenistas com Santa Helena, através do trabalho gratuito de limpeza dos imóveis e estruturas de Santa Helena.

Missa de "ação de Graças"
Dia 15 de julho, 12 horas. Missa de Acão de Graças. Toda a Missa ou Eucaristia é Acão de Graças ao Pai, pelo Filho, no Espírito. Mas percebemos o sentido popular da Expressão "Ação de Graças".
As pessoas, nesta Eucaristia, querem agradecer e louvar a Deus, de forma especial, por a festa ter corrido bem. É que tudo o que é bom e belo procede do coração de Deus.
Depois da Eucaristia, todas as pessoas que ainda permaneciam pela serra e outras que a ela se dirigiram de propósito, partilharam uma refeição comum, na alegria da partilha, do acolhimento e da familiaridade. Muito simples, mas muito significativo este gesto carregado de humanidade.

Gratidão
Um obrigado sentido e profundo a todos os elementos do Conselho Económico, suas esposas e filhos. O Conselho Económico é fantástico, não só pelo empenho que demonstra por este lugar, como pelo trabalho, dedicação e competência que oferece a Santa Helena, ao longo do ano, pois na maior parte dos domingos a capela e o bar estão abertos e vários outros trabalhos são realizados. Na Festa, então, dão o litro para que tudo corra bem. Muito obrigado.

Agradecemos ao sr. Bispo, D. António, a sua presença, a palavra sábia de Pastor, a amizade demonstrada.

Aos senhores padres que estiveram presentes, dizemos obrigado pela comunhão sacerdotal demonstrada e pela presença amiga.

Um bem-haja muito sentido ao Senhor Pe. Paulo Alves, pregador da novena, pela maneira bela como nos comunicou a Palavra de Deus, pela forma muito humana e cativante como soube estar entre nós. Pelos desafios pastorais que nos deixou. Pelas novidades que propôs e foram levadas a cabo.

Dizemos obrigado aos leitores, aos acólitos, aos que recolheram as esmolas e atenderam os peregrinos, ao senhor Amândio que conduziu a carrinha no transporte de novenistas, aos dadores de flores e aos que as colocaram nos andores, aos que ofereceram comestíveis para a casa, ofertas para a capela, a quem ofereceu trabalho, sempre precioso, a quem teve uma palavra de apoio e de incentivo. Aos que colaboraram nas procissões, levando as alfaias sagradas.

Obrigado ao P.e Victor, de Cujó, pelo excelente momento de elevação musical e empatia humana. Obrigado também aos jovens universitários que acolheram o convite que lhes foi endereçado e estiveram presentes na Via Sacra, seguida de debate e convívio. Muito obrigado a estes jovens pela sua presença na Missa da festa e na procissão. Obrigado pelas capas estendidas no momento da passagem do Santíssimo Sacramento e depois na passagem do andor da Mãe das Dores.

Obrigado a todas as pessoas pela generosidade.

 

Pe. Manuel Carlos Lopes, in Voz de Lamego, ano 94/35, n.º 4763, de 24 de julho de 2024.

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147