Previous Next

Bênção de salão multiusos do Lar de Ferreirim

No passado Domingo, 21 de julho, o Sr. Bispo, D. António Couto, deslocou-se a Ferreirim, Sernancelhe, para benzer o Salão Multiusos do Lar do Sagrado Coração de Maria.
Na presença dos utentes, direção, autoridades autárquicas, pároco, D. António invocou a bênção de Deus para este novo local do Lar e sobretudo sobre as pessoas que usufruírem dele.
Para este momento, o pároco e Presidente da Direção, preparou um discurso, em jeito de agradecimento, que agora reproduzimos. Depois dos cumprimentos da praxe, a começar pelo Sr. Bispo…:

“Permitam-me, antes de mais, agradecer a presença de todos.
Na qualidade de Presidente da Direção do Centro Social e Paroquial de Ferreirim, é uma honra estar aqui hoje, para procedermos ao ato simbólico de inauguração do Salão Multiusos do Lar do Sagrado Coração de Maria.
É um espaço inovador, moderno e funcional, capaz responder às diversas necessidades da nossa Instituição e, estamos já a pensar nas futuras respostas sociais, na área da deficiência. Como é do conhecimento de todos vós, estamos a reconstruir as antigas instalações e iremos desenvolver em breve a resposta CACI, para 15 utentes e Lar Residencial para 23 utentes, uma obra que rondará um milhão de euros.
Este pavilhão foi projetado para ser versátil e acolhedor e é um espaço que vem enaltecer o Centro Social e Paroquial de Ferreirim, de um modo muito especial, mas também o concelho e as paróquias que me foram confiadas pelo Sr. Bispo.  
Os nossos utentes têm aqui ao seu dispor um espaço com grande capacidade e hábil para receber e promover diversos eventos.
Esta obra é o testemunho do que podemos alcançar quando trabalhamos em prol de uma comunidade, chegando a abdicar muitas vezes do nosso laser para que, com determinação, o sonho se torne realidade. Esta obra representa também a capacidade de superar desafios e de construir um futuro melhor para todos.
A obra já custou à instituição cerca 820 mil euros. Quando iniciámos esta obra, contávamos com uma comparticipação financeira no valor de 302 mil euros, através do programa Portugal2020.
Com esforço, dedicação, trabalho árduo e até noites sem dormir, conseguiu-se cumprir prazos e os objetivos propostos pela CIMDouro. Por esse motivo, e pelo facto de eu ser exigente com a empresa a quem foi adjudicada esta obra, a comparticipação financeira foi revista e prevê-se receber um total de 743 614 €. Isto quer dizer que além do que estava previsto, vamos receber mais cerca de mais 400 mil euros. Contas feitas, a instituição irá dispor para esta obra cerca de 176 mil euros, valor que se reflete também nos equipamentos e outros arranjos que não estavam comtemplados em concurso público.
Neste sentido, na qualidade de Presidente da Direção, quero agradecer a todos os que, direta ou indiretamente, contribuíram para esta grande obra que tanto nos orgulha.
Agradeço: À Direção do Centro Social pelo voto de confiança; À CIMDouro e aos seus colaboradores, pela disponibilidade; À Autarquia de Sernancelhe, na pessoa do Sr. Presidente, Dr. Carlos Santos e também Dr. Carlos Silva, presidente anterior, que hoje não pode estar presente, mas que se manifestou com um abraço solidário; Um agradecimento também serviços de obras, pelo serviço de fiscalização da obra, sempre disponíveis e que tanto ajudaram; À empresa Floponor e seus parceiros; À empresa que nos acompanhou na candidatura, procedimentos de contratação e outros assuntos – Dr. Vítor Sobral e Dr. Paulo Bito; À Banda Musical 81 pela sua presença neste ato; À Cooperativa Agrícola do Távora, na pessoa do Sr. Presidente João Silva, pelo contributo; Aos colaboradores desta Instituição, e a todos os presentes.
Um bem-haja a todos.
“O caminho faz-se caminhando!”

 

in Voz de Lamego, ano 94/35, n.º 4763, de 24 de julho de 2024.

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147