No dia 13 de julho, a igreja matriz de Castro Daire acolheu 36 jovens que receberam o sacramento do Crisma.
D. António Couto veio a esta paróquia e em conjunto com os párocos Miguel Peixoto, Valentim, e o Pró-Vigario João Carlos Morgado celebraram a eucaristia, tornando este dia ainda mais memorável.
O tão esperado sacramento do Crisma é um dos sete sacramentos da Igreja Católica. Este representa uma confirmação, por parte do jovem, das promessas do batismo feitas pelos pais e padrinhos da criança recebendo a força e os dons do Espírito Santo. O sacramento é administrado pelo Bispo e envolve, depois da imposição das mãos, a unção com o óleo do Crisma, simbolizando a concessão do Espírito Santo ao crismando.
A preparação para o Crisma é um período de intensa aprendizagem e reflexão.
Durante onze anos de catequese fomos preparados para este grande momento.
Estas aprendizagens foram sintetizadas, na semana antecedente ao Crisma, através de diversas atividades. Démos início a esta semana com a Oração de Taizé, onde tivemos um momento mais reflexivo e profundo, inspirado neste estilo de oração comunitária francesa.
Durante a semana, que começou com o aniversário do nosso pároco, Pe. Miguel Peixoto, fizemos uma tarefa relacionada com os dons do Espírito Santo (terça-feira), um fotopaper onde tínhamos de responder a perguntas sobre os sacramentos do Batismo, Eucaristia, Reconciliação e Confirmação (quarta-feira). Seguiu-se o ensaio prático da Celebração (quinta-feira) e fomos até à Sra. da Livração, onde realizámos uma pequena oração, seguida das confissões. Após isso tivemos um momento de convívio num jantar partilhado (sexta-feira).
Após esta semana incrível, chegou o grande dia. Nós e os nossos colegas e amigos crismandos dirigimo-nos até à Capela do Espírito Santo, onde saudámos D. António com um ramo de flores, entregue por uma das crismandas. Aí, os sentimentos de ansiedade, expectativa e alegria enchiam a capela. Após isso, foi celebrada a Eucaristia depois da entrada na igreja paroquial de Castro Daire.
A igreja estava cheia com os familiares, amigos e a comunidade em si, para nos saudar e acolher. A cerimónia foi um momento lindo, onde os crismandos realizaram as leituras, o salmo e a Oração Universal, mostrando assim que querem participar ativamente na Eucaristia e também servir a comunidade, que tão bem nos recebeu.
Ao fim de todos estes anos, trazemos connosco um sentimento de realização e proximidade com Deus que nos incentiva a continuar este caminho de fé. Queremos agradecer às catequistas, aos párocos, aos nossos pais e a todos aqueles que nos incentivaram a realizar este percurso.
Luna Ferreira, Matilde Gonçalves e Rafaela Gaspar, in Voz de Lamego, ano 94/35, n.º 4763, de 24 de julho de 2024