No passado dia 14 de julho, na igreja matriz da paróquia de Nossa Senhora do Pranto, devidamente engalanada para a celebração da eucaristia do XV domingo do tempo comum, foi administrado na mesma celebração, o sacramento da confirmação pelas mãos do senhor bispo D. António Couto a nove e jovens naturais desta comunidade.
Algum do nervosismo inicial por parte dos jovens crismandos, foi ultrapassado com a escuta da Palavra de Deus e da sua partilha por parte do nosso bispo, dando lugar à alegria interior depois de terem renovado as suas promessas batismais e ungidos na fronte com o óleo do santo crisma. Este sinal sacramental marca a sua maturidade cristã, reafirmado a fé na Santíssima Trindade e o compromisso na Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica.
Durante a homilia, o senhor bispo D. António Couto enfatizou a importância do sacramento da confirmação como um fortalecimento espiritual e de crescimento na fé para enfrentar os desafios da vida cristã. Explicou aos crismandos e a toda a assembleia eucarística os três momentos que constituem o ritual da celebração do sacramento da confirmação: a renovação das promessas batismal, a imposição das mãos e a unção na fronte com o óleo.
Os padrinhos e madrinhas presentes neste ato, além de apresentarem os jovens crismandos ao senhor bispo, como de testemunhas que foram, receberam também a missão de garantes da fé, com a responsabilidade de lhes darem todo o apoio espiritual possam vir a necessitar.
A presença, as palavras e o testemunho do nosso bispo na comunidade de Penela da Beira, na qualidade de “capital do mundo”, deixaram uma inefável marca de Amor no coração dos jovens crismados e em toda a comunidade paroquial que a eles se juntou na celebração eucarística.
Em nome de todos os crismados, agradecemos ao senhor bispo D. António Couto a sua presença e testemunho junto de nós, tal como ao grupo coral da nossa comunidade que solenizou a eucaristia, à Junta de Freguesia de Penela da Beira por todo o apoio que prestado e a todas as pessoas que nos ajudaram.
O crismado Luís Brito, in Voz de Lamego, ano 94/35, n.º 4763, de 24 de julho de 2024.