No seguimento das visitas pastorais do Exmo. Sr. Bispo D. António Couto na Diocese de Lamego, no passado domingo foi a vez de visitar Ferreiros, a comunidade paroquial de N.ª Sr.ª das Candeias.
A paróquia de Ferreiros encheu-se de alegria e entusiasmo para receber o pastor da nossa comunidade, acompanhado do Sr. Pe. Victor Silva, pároco da freguesia, e também o nosso sempre querido Pe. Joaquim Silvestre, que foi o pároco da freguesia por mais de 50 anos.
À chegada do Sr. Bispo, e feitos os devidos cumprimentos entre as entidades presentes, foi lida uma mensagem forte e sentida. Coube essa honra a Leonel Gonçalves, que foi o porta-voz de toda uma comunidade carregada de sorrisos e olhares de esperança, na ânsia de ver renovada a fé e crença em Cristo:
“…hoje é um dia muito especial, hoje a nossa terra e os nossos paroquianos estão em festa. Temos perfeita noção que esta visita pastoral é um momento muito especial para nós, repleto de esperança e de paz. Uma ação apostólica que reflete a atitude de Jesus Cristo no encontro com o povo. Por isso, esperamos que seja uma oportunidade singular para o senhor D. António Couto conhecer a realidade desta paróquia, animar os fiéis… Como pastor, a sua presença inspira-nos e fortalece-nos e estar aqui hoje entre nós é uma lufada de ar fresco na nossa caminhada…”
Em seguida, novo momento bonito com a entrega de ramos de flores, com a presença das nossas crianças e catequistas. Deste momento, destaca-se a entrega do ramo a D. António Couto, pela mão de Daniel Duarte, residente da paróquia de Ferreiros, com 92 anos de idade! Após uma breve troca de palavras e afetos o Sr. Bispo agradeceu a receção e iniciou-se a caminhada até à igreja, com um tapete de flores magnifico a guiar os passos, onde se podia ler no final “Deus é Amor, Fé, Paz”.
A Eucaristia celebrou-se com energia e devoção, abrilhantada pelo grupo coral da paróquia.
Da homilia feita por D. António Couto, guardamos a frase mais marcante, “a novidade é Ele, Cristo é que é a grande novidade”. Houve ainda espaço para uma história contada pelo próprio D. António Couto, que arrancou muitas gargalhadas aos presentes, mostrando também aqui o ambiente de alegria que se vivia. Fica ainda a especial menção a um momento pleno de fé que foi o receber da Santa Unção por todos os paroquianos presentes. Um dos sete sacramentos, normalmente o último a ser recebido, por ser associado a enfermos e doentes, mas que como D. António Couto referiu “é a caricia da mão de Cristo no nosso rosto”, podendo ser dada quantas vezes existir essa necessidade, de forma a “nos libertar dos pecados e aliviar os sofrimentos”.
Finalizada a Eucaristia, novo momento de proximidade com os paroquianos no adro da igreja, onde de uma forma muito genuína, o senhor Bispo acedeu aos cumprimentos e retribuiu de forma graciosa e constante.
Seguiu-se o almoço na antiga cantina escolar da Freguesia, oferecido pela Junta de Freguesia. D. Antonio Couto convidou todos uma pequena ação de graças pela refeição. O almoço decorreu com muita tranquilidade e bonitos momentos de convívio entre todos os presentes, reinando a boa disposição.
Um belo repasto, que culminou com nova intervenção do senhor Bispo, já em tom de despedida e deixando um agradecimento muito sentido às gentes de Ferreiros. Citando o nosso presidente de junta que usou as palavras do saudoso Prof. Arlindo Matos “Ferreiros é uma Catedral de gente de bem”. Foi assim um dia em que o que a paroquia se havia proposto a fazer, foi alcançado. Renovamos a nossa fé e seguimos a nossa caminhada fortalecidos e capazes de ver muito para além do que a vista alcança, neste pequeno cantinho que orgulhosamente apelidamos de Varanda para o Douro.
Márcio Duarte
Presidente da Comissão de Festas de N.ª Sr.ª das Candeias