No dia 1 de setembro, a Paróquia de Tendais viveu um dia de grande alegria e festa, com a homenagem que preparou ao Rev. Pe. Adriano Alberto Pereira, pelos trinta e seis anos de serviço à Paróquia. A sua entrega foi plena, neste tão longo período de tempo e nas várias valências: religiosa, social e cultural. Mas foi sobretudo na parte social, de proximidade e solidariedade para com os idosos que a sua obra muito se destacou, tendo culminado na construção do Centro Social Paroquial de Tendais. Com a edificação desta obra, passou a ser possível apoiar os idosos, tanto os residentes no próprio Lar (ERPI), como os que vivem em suas próprias casas, através do apoio domiciliário (SAD). A comunidade quis assim agradecer-lhe por tão grande feito, tendo sido celebrada uma Eucaristia, pelas 15h00, com a presença de vários sacerdotes da diocese, entidades civis e associações locais. Este momento culminou com a oferta de um quadro pintado e oferecido pelo pintor Mestre Bessa, com a imagem de um abraço do Rev. Pe. Adriano e de D. António Francisco dos Santos, a grande referência da Paróquia e de modo especial do Padre Adriano, pela grande amizade e colaboração que sempre os uniu. A celebração eucarística terminou com três cânticos entoadas pelo Grupo Coral de Santa Cristina de Tendais, relacionando a ligação do homenageado Pe. Adriano ao saudoso e querido D. António Francisco, à sua passagem pelo Seminário Menor de Resende e à sua obra Social na Paróquia.
Seguidamente, procedeu-se à inauguração de um memorial colocado à entrada do Centro Socia e Paroquial, como reconhecimento e registo para as gerações futuras, do seu impulsionador.
Procedeu-se à parte cultural, iniciando com o canto de duas canções tradicionais (falsetes) entoados em conjunto por uma utente do Lar, por uma utente do apoio domiciliário e por algumas vozes femininas da comunidade. Posteriormente um grupo de crianças, escuteiros, apresentou algumas e bonitas canções, oferecendo ao Pe. Adriano vários presentes de grande simbologia pela sua ação do na paróquia.
Finalizou-se o momento cultural com breves palavras de agradecimento pelas entidades presentes.
O dia de festa e de homenagem culminou com um lanche convívio junto ao Lar.
Viveu-se assim um ambiente de grande confraternização e de harmonia criado por todos os presentes. A comunidade Paroquial está assim de parabéns, pela colaboração e dinamização deste evento, que teve como mote o reconhecimento e a gratidão ao Rev. Pe. Adriano Alberto Pereira.
A Comunidade Paroquial, in Voz de Lamego, ano 94/40, n.º 4768, de 4 de setembro de 2024.