No dia 15 de setembro de 2024 foi um dia de festa na paróquia de Nossa Senhora da Assunção em Ourozinho. Foi um dia de festa por dois motivos: homenagem ao Sr. Pe. Carlos e ao Sr. Pe. Francisco pelos quase 38 anos de serviço às comunidades de Ourozinho e Telhal e ao acolhimento/tomada de posse do Sr. Pe. Basílio da Assunção Firmino na sua terra natal.
Estiveram presentes, neste dia cheio de emoções, o Sr. Pró-Vigário Geral, Cónego João Carlos Morgado, muitos paroquianos das aldeias de Ourozinho e Telhal, familiares e representantes da autarquia.
As cerimónias iniciaram-se com uma entrada solene, mas simples, na igreja paroquial de Ourozinho. Na homilia feita pelo Sr. Pró-Vigário Geral da nossa diocese de Lamego, o Cónego João Carlos Morgado agradeceu o trabalho e a entrega dos Sr. Pe. Carlos e Sr. Pe. Francisco salientou que se trata de uma sucessão tal como aconteceu com o Apóstolo Pedro em Antioquia e em Roma … É uma sucessão que acontece, mas a missão é a mesma.
Ao longo da eucaristia foram realizados os momentos relativos à tomada de posse do Pe. Basílio como a entrega da chave da igreja, da chave do sacrário e, num gesto cheio de significado, o Sr. Pró-Vigário Geral retirou a casula para que o Pe. Basílio a vestisse, passando assim a assumir a presidência da celebração.
No final da eucaristia houve entrega de lembranças aos Sr. Pe. Carlos, Sr. Pe. Francisco e ao Sr. Pe. Basílio. Foi também lido um texto de agradecimento e de homenagem ao Pe. Carlos e ao Pe. Francisco e foram também ditas umas palavras de boas-vindas ao Pe. Basílio. Um momento muito emotivo para todos.
Para finalizar houve um lanche convívio onde a confraternização se misturou com lágrimas e sorrisos.
Maria João Pimentel, in Voz de Lamego, ano 94/42, n.º 4770, de 18 de setembro de 2024.