A 12 de Setembro de 2024, um grupo de sacerdotes naturais do concelho do Marco de Canaveses, na Diocese do Porto, deslocou-se até Lamego, meta do seu encontro que se realiza anualmente.
Pelas 11h00, o Sr. D. António Couto, também ele natural daquele concelho, presidiu à celebração da Eucaristia na Igreja Catedral. Na homilia, partindo da passagem da Epístola do Apóstolo S. Paulo aos Coríntios que todos escutaram na primeira leitura, encorajou os sacerdotes presentes a não se deixarem levar pelo orgulho e pela soberba, mas a fazerem de Jesus Cristo o centro da própria vida e da própria atividade pastoral.
A seguir à celebração eucarística, o Sr. Cón. José Ferreira, Pároco da Sé, orientou uma visita guiada, quer ao espaço interior, quer exterior, com passagem pelo novo Museu da Catedral.
O encontro prosseguiu com o almoço nas Caves da Murganheira, onde o Prof. Orlando Lourenço foi inexcedível na hospitalidade e na competência com que guiou os presentes numa viagem pelo processo de produção dos excelentes espumantes que, há várias dezenas de anos, são concebidos e gerados naquele lugar.
No final do encontro, todos os sacerdotes presentes agradeceram ao Sr. D. António Couto o modo como os recebeu e acompanhou, e todos manifestaram a sua gratidão a quantos proporcionaram este encontro fraterno, de modo especial ao Prof. Orlando Lourenço, cuja alegria e entusiasmo a todos muito impressionou.
in Voz de Lamego, ano 94/42, n.º 4770, de 18 de setembro de 2024.