Visita Pastoral à Paróquia de Lazarim

Nos dias 27 e 29 de setembro, a Paróquia de Lazarim teve a honra de celebrar e receber Sua Excelência Reverendíssima D. António Couto, nosso Bispo Diocesano, no âmbito da Visita Pastoral.

Esta iniciou-se com a visita à Sede de Junta de Freguesia e, posteriormente, ao Centro Interpretativo da Máscara Ibérica. Mais tarde, e de modo a relembrar os que já partiram, realizou-se uma visita, acompanhada de um momento de oração, aos cemitérios de Lazarim e de Mazes. Além disso, as Capelas de santa Bárbara, de são Lourenço e de são Francisco, também foram visitadas. Após estes momentos, realizou-se um encontro, aberto a toda a comunidade, no Salão Paroquial, com o intuito de dialogar e de reavivar o espírito de Lazarim como unidade cristã. No final deste primeiro dia, procedeu-se a um lanche convívio, onde se comemorou o início desta Visita Pastoral.

No Domingo, a celebração da Solenidade de São Miguel Arcanjo, padroeiro da Paróquia de Lazarim, tendo-se realizada a administração do Sacramento da Crisma. Por último, realizou-se um almoço convívio com muita animação e partilha entre todos.

É de salientar que, desde o anúncio da Visita Pastoral, a Paróquia de Lazarim viveu momentos maravilhosos, preparando-se com expectativa para o encontro com Dom António Couto. Para todos, a presença do Bispo é, por um lado, a presença visível de Cristo a renovar e reanimar toda a Paróquia, e, por outro, a presença do sucessor dos Apóstolos, a organizar e reavivar a ação apostólica no meio de desafios com que a sociedade é diariamente apresentada.

Com a recolha dos pedaços que sobraram, os treze jovens, auxiliados pelos pais e padrinhos enfeitaram a Igreja onde reafirmaram a dedicação a Cristo e mostraram, uma vez mais, que a união faz a força.

Concluída toda a missão, podemos resumir esta Visita Pastoral numa palavra: proximidade. Sim, tivemos a oportunidade de conhecer melhor e aproximarmo-nos do nosso Bispo. Sentimos também o seu desejo de estar próximo de nós, entrando nas nossas casas, sentindo o sorriso do Pastor que, como Jesus e em nome de Jesus, vem buscar a ovelha perdida, pedindo que sejamos cristãos enamorados.

Ao Senhor Padre Agostinho, agradecemos toda a dedicação e empenho pela convivência, fraternidade e unidade nos trabalhos. Muito obrigado pela vida, pela vocação e trabalho.

A todos, todos, todos o nosso muito obrigado!

in Voz de Lamego, ano 94/44, n.º 4772, de 2 de outubro de 2024.