Novo pároco em Mondim da Beira, Ucanha, Gouviães e Dalvares

Com a entrada no novo ano pastoral, continuam a decorrer, na nossa diocese, a efetivação de novos párocos para as respetivas paróquias para as quais foram nomeadas.

No último Domingo, as gentes das paróquias de Ucanha, Gouviães, Dalvares e Mondim da Beira acolheram o seu novo pároco, Pe. José Miguel Almeida.

Na Ucanha e em Gouviães, além das comunidades estava na receção a Banda de Gouviães. Durante a celebração, cumpridas as formalidades, em contexto de oração, texto de boas-vindas, entrega de flores, muita alegria e bom ambiente.

Na comunidade de Dalvares, animou o acolhimento o Rancho Folclórico, devidamente trajado. Em nome da comunidade, foram expressas as boas vindas ao novo pároco, manifestando a alegria e gratidão. O Sr. Vigário Geral, em nome do Sr. Bispo e da diocese, entregou as chaves da Igreja e do sacrário ao reverendo Pe. José Miguel, depois da sua profissão de fé e do compromisso com as comunidades, no anúncio do evangelho, na administração dos bens, na santificação dos crentes. Assim foi nesta paróquia e nas outras três. No final, foi servido um almoço para as pessoas que previamente se inscreveram.

Em Mondim da Beira, devido à chuva, o acolhimento foi feito já dentro da igreja paroquial. Ao longo da estrada, as flores e os gestos de acolhimento para com o pároco que agora ia assumir a vida pastoral da comunidade. As flores atapetaram a estrada para receberem o Pe. José Miguel. O acolhimento foi caloroso, havendo lugar à boas-vindas, oferta de flores e muita alegria. Nesta comunidade, estiveram presentes vários sacerdotes, do Arciprestado e de fora, amigos e familiares. No fim houve um pequeno lanche oferecido no salão do Centro Paroquial.

Ao novo pároco, votos de uma ministério profícuo, ao serviço das diversas comunidades, na vivência, anúncio e testemunho da Palavra de Deus, no compromisso com o Evangelho e com a Igreja.

in Voz de Lamego, ano 94/45, n.º 4773, de 9 de outubro de 2024.