Visita Pastoral à Paróquia de Almacave

Está a realizar-se, de 1 a 13 de outubro, a Visita Pastoral às paróquias da cidade de Lamego, Almacave e Sé. Com diversas atividades em conjunto: visita à Associação Portas P´ra Vida, Estabelecimento Prisional de Lamego, ao Hospital, encontro com Movimentos e Consagrados e a conferência, “Desafios do Ano Santo”, por D. António Couto, na Igreja Catedral.

O Sr. Bispo tem deixado palavras de esperança e ânimo ao Conselho Pastoral, Económico e às diversas comunidades e movimentos e Consagrados da nossa Paróquia. “Somos poucos, vamos continuar com a nossa energia, não vamos desanimar. Somos pequeninos e pobres, mas não devemos ter medo, assim damos lugar a Deus, como nos diz Jesus, onde dois ou três estão reunidos no meu nome, Eu estarei no meio deles… Sem Mim, nada podeis fazer. Ele pode e nós não. A nós compete, neste tempo duro, deixar Ele fazer o futuro. Não tenhais receio. Temos é que permanecer orantes, “esperantes” e acreditar no que fazemos. Ter um rosto feliz e cheio de ânimo. São Francisco era pobre, nada tinha para dar, mas transmitia alegria, paz, amor, ternura e jovialidade”.

Desafiou também as nossas comunidades a se revitalizarem, a colocar Cristo no centro e a terem dinamismos permanentes de evangelização. “Cristo está no meio. Se tirarmos Cristo, a comunidade morre. A nossa especialidade é anunciar Cristo e evangelizar. Quem atrai as pessoas é Cristo. Temos de viver de Cristo e para Cristo. É importante ver como evangelizamos as pessoas: ir ao seu encontro e não é o sentido de pertença que conta. É preciso ter o sentido do outro. Eu para o outro e não o contrário. É a hora de revitalizar a paróquia grande ou pequena; temos que ir ao encontro das pessoas e dedicar-se a elas com alegria e paixão”.

Na visita à Associação Portas P`ra Vida, foi comovente, pelo acolhimento e interação entre utentes, Sr. Bispo e párocos. Tocámos a carne de Cristo, “tudo o que fizerdes a um dos meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizeste”. O Sr. Bispo, com emoção, referiu que estes jovens, sem maldade, puros e com um coração cheio de bondade, eram o rosto de Deus; salientando também que era como estar diante do sacrário. Deixou uma mensagem final, de santa Teresinha, “No coração da Igreja serei o amor”, desafiando cada um a ser o amor.

No Estabelecimento Prisional de Lamego fomos recebidos com uma música cheia de esperança e futuro. “Não digas que é impossível mudar, não digas que é impossível viver. De ti e de mim depende começar, se queremos algo de novo acontecer”.

Às comunidades de Medelo e Souto Covo, o Sr. Bispo deu uma palavra de conforto, “Deus é o nosso familiar mais próximo, mais que um pai e uma mãe. Quando estou em dificuldades ou doente, Ele tem obrigação de cuidar de nós. Deus só ama com amor maternal e nós devemos acolher”.

Aos jovens, pais crianças e catequistas, o Sr. Bispo deixou uma palavra de fé no amor de Deus, “Nós não temos nenhum direito ou merecimento diante de Deus, é pura graça do amor do Senhor que está sempre ao nosso lado. Concluía, D. António Couto, citando santo Inácio de Antioquia, ‘sede sínodos’; companheiros de caminho uns para os outros e mostruário do Evangelho. Somos mais paramentos que movimentos. Este mundo está a passar ao lado do Evangelho. A culpa também é nossa. Temos que ter outra postura, muito mais amável, dinâmica. A nossa missão é colocar Cristo no centro e anunciar Cristo a todos, tendo muita coragem, esperança e um novo dinamismo”.

Na celebração dominical da Eucaristia, na Igreja da Graça, animada liturgicamente pelo grupo de jovens, e com a presença de muitos, administrou o Sacramento do Crisma a um grupo de jovens e adultos que, tendo deixado de frequentar a catequese paroquial sem completarem o ciclo de 10 anos do itinerário catequético, foram convidados a frequentar, agora, um ano de catequese intensiva em ordem para celebrarem este sacramento. No momento da Crismação, o Senhor Bispo pediu-lhes fossem dispensadores dos dons do Espírito na comunidade paroquial e nos locais de trabalho e de estudo.

No final da Eucaristia, um grupo muito significativo de paroquianos, reuniu-se para um almoço-convívio com o Senhor, num restaurante da Cidade.

Pe. José António, in Voz de Lamego, ano 94/45, n.º 4773, de 9 de outubro de 2024.

________________________________________________________________________________________________________________

Visita Pastoral… portas p’rá a vida

No passado dia 1 de outubro, a Associação Portas P’rà Vida recebeu a Visita de sua Exa Reverendíssima D. António Couto, Bispo de Lamego, no âmbito da Visita Pastoral à Paróquia de Almacave. Foi num ambiente de alegria a boa disposição que o Sr. Bispo foi recebido, juntamente com os párocos de Almacave de da Sé. Aí pode vivenciar a fé dos utentes desta nobre instituição, que o interpelaram acerca da sua vivência enquanto Bispo de Lamego e acerca da doutrina da igreja. Ficamos todos de coração cheio com a sua visita. Bem-haja Sr. D. António Couto.