Previous Next

Trevões, Castanheiro do Sul, Várzea de Trevões, Espinhosa e Pereiro tem novo pároco

No dia 13 de outubro, as paróquias nomeadas, receberam o seu novo pároco, o Senhor Padre Diogo Dias Martinho. Apesar das belíssimas receções que todas elas prepararam para o seu novo pastor, descrevemos de forma mais próxima a tomada de posse em Trevões dada a presença aí avultada de colegas sacerdotes e fiéis leigos.

A torre sineira dava sinal das 16 horas e a população ali presente esperava curiosamente o seu novo pároco, quando de repente, em desfile de apresentação, ele surgiu acompanhado pelo senhor Pró-Vigário geral da diocese de Lamego e pelo senhor Presidente da União de Freguesias de Trevões e Espinhosa, sendo recebido com uma grande salva de palmas por toda a gente.

Depois desta entrada de apresentação na igreja matriz, ao começar a celebração fomos obsequiados por uma procissão digamos “triunfal” e, em seguida, tivemos uma belíssima Eucaristia que contou com a presença de outros sacerdotes que servem também a diocese de Lamego.

Não podemos deixar de registar um grande número de fiéis nesta celebração, outras entidades que estiveram presentes, um grande grupo coral que animou a celebração e o ato simbólico da entrega das chaves da igreja matriz e do sacrário.

Os discursos comoventes e marcantes de boas vindas, foram também pautados pela palavra saudade. Saudade de um padre, o antigo Pároco, padre Amadeu que deu tudo pela comunidade e por a servir, mas também sabemos que deixou um colega que continuará o seu excelente trabalho e como disse o novo Pároco desta Paróquia, "vamos seguir em frente!"

Pois é, esse seguir em frente é importante para o povo, que conta com o padre Diogo para caminhar nesse sentido!

O Povo precisa de um pároco que oiça cada um, pois a função de um padre não é só celebrar missas, é também ouvir as pessoas nas suas necessidades e ajudar a ultrapassar dificuldades, alegrando-se e chorando com ele.

Trevões deposita agora uma grande confiança no trabalho do nosso novo Pároco e que continue a fazer grandes obras e manter vivas as que foram deixadas pelo antigo pároco, que serviu esta comunidade com uma grande dedicação!

Ao Senhor Padre Diogo Martinho, o nosso obrigado por aceitar este desafio de caminhar connosco, sendo um guia para os caminhos do bem e luz para um povo. Foi designado por Deus para servir 5 paróquias que lhe foram confiadas, então, que assim seja!

Referimos, por fim, que ao entardecer foi preparado e servido um lanche com "porto de honra" para todos os que dele quiseram tomar parte. Partiu-se um bolo, cantaram-se os parabéns e assim se encerrou a festa.

 

Hugo Mourão

 

________________________________________________________________________________________________________________

 

Castanheiro do Sul tem novo pároco

Nos quase trinta anos, vinte e sete dos quais tivemos o privilégio de termos sido abençoados com o grande trabalho realizado pelo Sr. Pe. Amadeu na nossa paróquia, mas que agora, atendendo ao chamado da Igreja, cumprindo com a sua vocação, foi trilhar novos caminhos, deixando saudades em nossos corações. Mas como uma paróquia sem pároco é como um rebanho sem pastor, seguindo cada ovelha o seu caminho, o Bom Pastor atento às suas ovelhas não nos deixou “órfãos”; e no passado domingo, dia 13 de outubro, a comunidade rejubilou de alegria com a entrada do seu novo pároco, Senhor Padre Diogo Dias Martinho, acompanhado pelo Senhor Pró-Vigário, Pe. João Carlos Morgado. Com a igreja repleta de fiéis e, após os Ritos Iniciais, foi lida a mensagem de boas vindas:

“Reverendo Sr. Padre Diogo
 É com imensa alegria que a nossa comunidade de Nossa Senhora da Assunção, o recebe como pároco. É uma feliz coincidência que a sua tomada de posse ocorra no mês das missões; à semelhança de Jesus Cristo, seja mensageiro da Boa Nova, alimentando a nossa fé na Eucaristia; abra caminhos de esperança, acolha, escute e viva sempre com entusiasmo os ensinamentos de Cristo propagando o amor fraterno, promovendo a partilha.
 A partir de agora, será membro de cada família, compartilhará connosco todos os sofrimentos e alegrias.  Apresentar-se-á a Deus em nosso nome, oferecendo-Lhe as nossas preces e voltará a nós para comunicar-nos o perdão de Deus. Que possa exercer a sua missão no meio de nós com muito amor, oração, fidelidade, prontidão e que através das suas mãos ungidas, possa derramar as suas bênçãos a todos os que de si se aproximarem.
Que se deixe seduzir todos os dias e momentos da vida, pelo amor infinito de Cristo, fazendo também com que esse amor seduza o coração dos filhos desta comunidade. Que transforme em flores os espinhos que poderão ser encontrados nesta caminhada e as pedras, em degraus para subir até Deus, as dores e o cansaço em alegria, fé e otimismo. Creio que vai conquistar e ser conquistado por esta comunidade simples e acolhedora que, facilmente, cria laços de proximidade com o seu pároco. Queremos estar consigo e do Senhor Deus ouvir a voz a orientar-nos para caminharmos juntos e em plena sintonia.
Oferecemos a nossa amizade e disponibilidade no dia-a-dia da vida comunitária.
Caríssimo Sr. Pe. Diogo, os desafios vão surgir; mas tenha a certeza de que, esta comunidade, o ajudará a encontrar a solução para a sua concretização.
Seja bem-vindo entre nós e conte sempre connosco!
Que Nossa Senhora da Assunção, nossa padroeira, o cumule com as Suas bênçãos para que a semente que possa lançar nesta terra dê frutos em abundância.”

De seguida, a Senhora Presidente da Freguesia também leu uma mensagem e duas crianças ofereceram-lhe um ramo de flores em nome da paróquia.

A Eucaristia teve continuidade e após a homilia alusiva à Palavra de Deus escutada, o Senhor Padre Filipe Rosa, presente na celebração, leu o documento de nomeação do Sr. Padre Diogo que, seguidamente, com a proclamação do Credo, fez o seu compromisso perante a Igreja e comunidade. Foram-lhe entregues as chaves da Igreja e do Sacrário.

Antes dos Ritos Finais, o Sr. Padre Diogo dirigiu uma mensagem à comunidade dizendo que quer continuar a caminhada contando com a sua ajuda e estar com todos.

No final da celebração, as pessoas tiveram oportunidade de cumprimentá-lo, desejando-lhe que sinta bem na comunidade.

 

António Flávio
in Voz de Lamego, ano 94/46, n.º 4774, de 16 de outubro de 2024.

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147