Sua Excelência Reverendíssima Senhor Bispo D. António Couto, Bispo da nossa Diocese de Lamego, esteve no dia vinte deste mês na nossa Comunidade de Penajóia em Visita Pastoral para administrar o Sacramento do Crisma aos jovens e a alguns adultos. Esta foi já a segunda fase da sua Visita Pastoral uma vez que tinha estado connosco nos dias cinco e seis do mês de agosto integrado nas Festas do nosso Padroeiro, Santíssimo Salvador. Aqui pôde partilhar as tradições na homenagem que sempre se faz nestas datas e, poder comunicar mais de perto com a Comunidade e também com imigrantes que só vêm à terra por essa altura.
Entre nós o Sr Bispo é sempre recebido com carinho e muita alegria, porque o Bispo é o Pastor e com a Sua Palavra de Mestre deixa os cristãos mais conscientes das suas responsabilidades pessoais, comunitárias e de fé.
Agora, nesta data foi recebido com a alegria de sempre no adro da Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Fátima pelo Pároco, crismandos e fiéis. À entrada da Igreja o Sr. Bispo beijou a Cruz e, depois foi recebido com uma ovação de palmas dentro da Igreja.
No início da Eucaristia o Sr. Bispo teve a saudação de uma Catequista onde disse que o momento era de alegria porque o Sr. Bispo estava novamente connosco não só para nos dar a sua Palavra, mas também para administrar o sacramento do Crisma a jovens que se prepararam durante dez anos para receberem o Espírito Santo tornando-os assim mais fortes na fé e poderem melhor imitar os discípulos de Jesus: ide e ensinai…
Por sua vez o Pároco deu também as boas vindas ao Sr. Bispo dizendo que veio a esta Paróquia como Pastor e conferir o sacramento da Confirmação a 10 jovens pelo que todos eles ir-se-ão unir mais plenamente a Cristo e à Sua Igreja ao receberem, de uma forma especial, o Espírito Santo que santifica e dá a vida. Como responsável da Comunidade de Penajóia pediu ao Pastor da Diocese de Lamego para confirmar os crismandos presentes na fé baptismal e faça deles pedras vivas da Igreja e testemunhas de Cristo no Mundo. Que cada um deles iluminados pelo Espírito Santo faça a descoberta da sua vocação.
Terminou a sua palavra acrescentando que Penajóia deseja que na sua Igreja Paroquial dedicada a Nossa Senhora de Fátima se celebrasse esta Eucaristia conscientes de que todos, todos, todos… são uma família que se estende pelos diversos lugares da comunidade, conduzidos pela Mãe do Céu aos braços do Santíssimo Salvador, em união com toda a Diocese de Lamego e a Igreja Universal, sempre conscientes de que somos Peregrinos da Esperança.
Na homilia o Sr. Bispo foi muito explicito na palavra, segundo as leituras do dia. O Evangelho falava-nos do diálogo de dois discípulos Tiago e João que pediam a Jesus para que na Sua glória lhes desse um lugar de destaque, vaidade que não agradou a Jesus. O Senhor Bispo ensinou que Jesus no caminho faz o Seu Caminho, vai falando e ouvindo os que dele se aproximam e d’Ele precisam, depois diz: vai e anuncia o que viste e ouviste. O cristão tem de sair de si mesmo e ir levar a Palavra, exercer o espírito de missão. É tempo de nos levantarmos ir levar a palavra, seguir o caminho de Jesus e, cada um de nós fazer o seu…
A celebração terminou com uma palavra de compromisso dos jovens em desejar continuar a buscar a felicidade em Cristo já que receberam a força especial do Espírito Santo.
Nesta cerimónia também se realizou a bênção das nossas crianças e suas mochilas, Bênção feita pelo Senhor. Bispo. Foi um momento bonito e as crianças ficaram felizes. Por fim, no adro da Igreja houve um pequeno convívio com o Senhor Bispo e a Comunidade onde não faltaram doces e o Vinho do Porto da Penajóia. Foi um dia de Graças na nossa Comunidade pela partilha, da Palavra, da Alegria, da Comunhão Fraterna e pelo Encontro particularmente vivido com a Fé.
Maria Teresa Felisberto, in Voz de Lamego, ano 94/47, n.º 4775, de 23 de outubro de 2024