Vila Nova de Foz Côa tem novo pároco

No passado dia 20 de outubro de 2024, a Paróquia de Nossa Senhora do Pranto de Vila Nova de Foz Côa acolheu o seu novo pároco, o Sr. Pe. Luciano Moreira, depois do mesmo ter tomado posse das paróquias de Santo Amaro e S. Pedro de Mós durante a manhã.

Pelas 15:30 iniciou-se a celebração que daria início ao seu ministério pastoral nesta paróquia. Para além da comunidade de Vila nova de Foz Côa, estiveram também presentes os pais do Sr. Padre Luciano, bem como alguns amigos mais chegados e ainda paroquianos oriundos das suas antigas paróquias, que quiseram estar presentes neste dia de festa.

Os sacerdotes saíram em procissão do salão da Junta de Freguesia até à Igreja Matriz, integrando-se também os acólitos e os escuteiros. À entrada da igreja, estavam três crianças, que ofereceram ramos de flores ao Sr. Pe. Luciano e ao Sr. Pró-Vigário, Cónego João Carlos Morgado. Nesse momento o novo pároco foi recebido com uma enorme salva de palmas por toda a comunidade que se encontrava no interior do templo.

O Chefe Beselga, chefe do Agrupamento de Escuteiros de Vila Nova de Foz Côa, leu um belíssimo texto de boas vindas ao Sr. Padre Luciano.

Esta celebração foi presidida pelo Sr. Pró-Vigário, Cónego João Carlos Morgado, e a mesma pôde contar com a presença de vários sacerdotes, não só desta zona pastoral, mas oriundos de toda a diocese de Lamego.

Na homilia, o Sr. Pró-Vigário falou sobre a figura do sacerdote e sobre a missão sacerdotal, sem esquecer a figura do Papa João XXIII que em tempos o Sr. Padre Luciano tinha aprofundado num trabalho académico de História da Igreja Contemporânea.

De seguida, procedeu-se à leitura da carta de Nomeação e a entrega das chaves da igreja e do sacrário, segundo o Ritual das tomadas de posse.

Próximo do final da Eucaristia, antes da bênção final, o Sr. Pe. Luciano dirigiu umas palavras à comunidade paroquial, procurando que todos caminhássemos juntos no serviço da Palavra de Deus.

No final da eucaristia, saíram em procissão e todos os presentes se reuniram no salão nobre da Junta de Freguesia para um lanche-convívio que decorreu até anoitecer, onde o Sr. Pe. Luciano teve a oportunidade de conviver com os seus novos paroquianos, de forma a iniciar os primeiros laços de amizade com esta comunidade.

Queremos mais uma vez evidenciar o nosso bem-haja por ter aceite a nobre missão de guiar esta esta comunidade paroquial, tendo como imagem a passagem do lava pés de Jesus de modo a todos podermos caminhar no serviço da Palavra de Deus.

Marta Coelho Peixoto, in Voz de Lamego, ano 94/47, n.º 4775, de 23 de outubro de 2024