Rejoice 2024: A União que nos Moveu a Lisboa

O despertador tocou cedo e, com ele, o entusiasmo. Estava na hora de partir rumo a Lisboa, um ano após a inesquecível JMJ Lisboa 2023. O Rejoice 2024 tinha como tema “A Alegria e a Esperança”. Com as malas feitas e o farnel preparado, entrámos no autocarro que nos levaria de volta à capital, prontos para reviver momentos especiais. A viagem, cheia de sorrisos, sestas e muitas gargalhadas, passou num piscar de olhos, e após algumas horas chegámos ao nosso destino.

Fomos recebidos calorosamente na Paróquia do Parque das Nações, onde, num ambiente de partilha, estendemos as toalhas no chão e saboreámos uma deliciosa refeição em conjunto. Com a barriga cheia e o café tomado, aventurámo-nos numa caminhada de 2,5 km, uma boa forma de "desgastar" o almoço, mas também de preparar o espírito para o que estava por vir.

Ao chegarmos ao Pavilhão de Portugal, o coração encheu-se de memórias da JMJ. Estávamos diante de uma pequena réplica da "Cidade da Alegria", onde pudemos reviver alguns dos momentos que marcaram o evento do ano anterior. Para quem desejasse, havia também a possibilidade de se confessar, um momento de reflexão pessoal muito apreciado.

Quando o relógio marcava 15h, a música tomou conta do espaço com o DJ Padre Guilherme, que nos proporcionou um aquecimento vibrante para o tão aguardado Festival Nacional da Canção Mensagem, onde cerca de 15 dioceses apresentaram as suas canções. O grupo de jovens da Sé representou, com grande entusiasmo, a Diocese de Lamego. Embora não tenhamos trazido o troféu para casa, o espírito de união e alegria foi, sem dúvida, a nossa maior vitória.

Enquanto esperávamos pelos resultados, o cantor Matay subiu ao palco e encheu os nossos corações com um concerto emocionante sobre o amor. A música, tão simples e poderosa, lembrou-nos do que realmente importa.

Após uma pausa para o jantar, seguimos para a vigília. Foi um momento de introspecção profunda, onde ouvimos testemunhos tocantes sobre a guerra em Israel, os refugiados na Grécia e o conflito no Líbano. Esses relatos, cheios de dor e esperança, desafiaram-nos a refletir sobre a realidade do mundo e o papel que cada um de nós pode ter na construção de um futuro melhor. Ao fim da vigília, fomos dormir com o coração pesado, mas também com uma renovada vontade de agir.

No dia seguinte, começámos o dia com o encontro "Rise Up", onde fomos desafiados a ser construtores da paz. A mensagem era clara: o mundo precisa de mais bondade, mais solidariedade e, sobretudo, mais ação. Não podemos ser meros espectadores, somos chamados a fazer a diferença.

O evento culminou com a Missa de envio, onde recebemos a emocionante notícia de que seríamos nós, da nossa diocese, os anfitriões do próximo Encontro Nacional de Jovens. Um desafio que abraçámos de coração aberto, prontos para acolher todos com os braços estendidos.

Regressámos a casa de alma cheia, com o coração a transbordar de gratidão, união e esperança. O Rejoice 2024 foi, sem dúvida, mais um marco na nossa caminhada de fé, e saímos dele mais fortes e mais unidos, ansiosos pelo que o futuro nos reserva.

Que venha o próximo encontro!

Fabiana Cruz, JSF Távora, in Voz de Lamego, ano 94/47, n.º 4775, de 23 de outubro de 2024