No domingo, 27 de outubro, decorreu a Visita Pastoral à Paróquia de Nossa Senhora da Piedade – Queimadela.
Aproveitando a oportunidade, a comunidade cristã de Queimadela, associou também a Festa das Colheitas, que costuma realizar por esta época do ano.
Como tal, no Lugar dos Lavadouros, os paroquianos preparam-se para receber o Senhor Bispo, com as suas oferendas, um pouco do que é produzido na Freguesia de Queimadela (vinho, azeite, maçãs, frutos secos e produtos hortícolas), como é habitual.
Pelas 10:30 horas, o Senhor Bispo foi recebido com uma partida de fogo festivo, e aplausos de todos os presentes.
Apresentados os convidados e os demais ilustres, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia – Emanuel Galvão, fez um pequeno discurso, onde deu as boas-vindas, realçando a honra de os queimadelenses terem o Sr. Bispo na sua presença e na sua Freguesia; a fé que a mesma tem, e a referência ao trabalho árduo, mas enriquecedor que a agricultura proporciona. Uma Freguesia que valoriza a fé em Deus e por isso mesmo, é a altura de agradecer a produção obtida, o trabalho e a sua dedicação.
De seguida, em procissão, com as oferendas e cânticos de louvor, caminhamos até Igreja Matriz, onde se realizou a Celebração da Eucaristia.
Esta, presidida pelo Senhor Bispo, contou com a presença dos Padres José Manuel Melo, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Queimadela, e José Alfredo.
O Grupo Coral da Paróquia, com a suas belas vozes e o organista, David Teixeira, ajudaram a uma envolvência de harmonia e interioridade.
Na verdade, respirou-se um ar de muita fé, devoção e alegria; a que os textos da Palavra de Deus que foram proclamados e a bela homilia do Senhor Bispo, com a sua sabedoria e humildade, deram mais intensidade.
Eis algumas das referências na homilia:
«Jesus Cristo é o grande dom que Deus nos dá… Recebedores dos dons que Deus nos dá, todos somos verdadeiramente irmãos… Somos chamados a dar graças pelo dom do Seu Filho, Jesus».
Partindo da Carta aos Hebreus, ajudou-nos a compreender que Jesus, nosso sumo sacerdote, é diferente dos sacerdotes do Antigo Testamento. Enquanto estes deviam afastar-se o mais possível dos outros (homens) para se aproximarem de Deus, Jesus Cristo «viveu no meio de nós, continua a viver entre nós»; «pegando nas nossas fragilidades, súplicas e problemas leva-nos até Deus, eleva-nos até Deus»; «não tem vergonha de nós, assume os nossos problemas, dores (…), eleva tudo isto até Deus nosso Pai».
E na envolvência do Evangelho, fez-nos pedir com Bartimeu, o cego que pediu a cura, : «Filho de David, faz-me graça; Cristo, faz-me graça… Embala-me nos teus braços maternais e sorri para mim».
No final da Eucaristia, o Sr. Padre José Manuel Melo, fez os agradecimentos e foi entregue uma lembrança da Paróquia ao Senhor Bispo, assim como as oferendas trazidas pelos Paroquianos.
Pelas 12:30 horas, foi servido um almoço convívio, aberto a toda a população, na sede da Junta da Associação – Clube Recreativo Pioneiro de Queimadela - , confecionado por algumas paroquianas. Uma bela e boa refeição, com muita alegria e muito carinho.
Pelas 14:30 horas, atuou o Grupo de Cantares de Fornelos de Santa Marta de Penaguião, que nos brindou com cantares tradicionais. O Senho Bispo ainda esteve presente nos primeiros minutos desta atuação.
O convívio prolongou-se pela tarde, sendo servido, pelas 16:30 horas foi magusto com castanhas da Freguesia, e respetiva jeropiga.
Foi mais uma jornada que ficará na boa memória do nosso coração. Com muita devoção, alegria, e muita harmonia. Bem precisamos de dias assim para nos fortalecermos nas boas e felizes razões de viver.
in Voz de Lamego, ano 94/48, n.º 4776, de 30 de outubro de 2024