Previous Next

Visita Pastoral de D. António Couto a Valdigem

Nos dias 9 e 10 de novembro decorreu a Visita Pastoral, do Senhor Bispo, D. António Couto à paróquia de São Martinho de Valdigem.

No dia 9 pelas 16.00 e encontrou-se com o grupo dos 12 Jovens que, no dia seguinte, iriam receber o Sacramento do Crisma. A partir do respetivo ritual, D. António Couto procurou ajudar a compreender o sentido deste Sacramento do Crisma (ou Confirmação) e o mistério do Espírito de Deus que desce sobre nós e nos habita. «Sacramento do Crisma é o dedo de Deus que vai marcar o vosso coração para Deus. O nosso coração fica marcado para sempre não pelos meus dedos, mas pelos dedos de Deus». «Transformai a vossa vida, a das outras pessoas, transformai o mundo…»

Às 17.00 foi o encontro com os Colaboradores Paroquiais. Depois da apresentação dos presentes e suas funções na vida paroquial, foi oportunidade para ouvirmos importantes mensagens do Senhor Bispo: «Saúdo-vos e agradeço-vos pelo trabalho em favor de Deus». «Estou aqui para estimular-vos pelo serviço à comunidade». «Se conseguirdes trazer mais gente para ajudar melhor. Nunca é gente a mais». «Temos de pensar num leque de formação para adultos e outras fases etárias… A formação dos catequistas é muito importante… Devemos ter muitos catequistas». E, acentuando o sentido missionário que nos deve perpassar, referiu: «Se formos teimosos, persistentes, descarados, as pessoas hão de vir…Ele pode através de nós».

No dia 10, domingo, Valdigem vestiu-se de povo e alegria. Aproveitando para celebrar São Martinho, o dia começou com a procissão de São Martinho, na forma habitual dos últimos anos, associada à Festa das Colheitas. A procissão começou pelas 10.30 no Largo da Fonte. As crianças e adolescentes da catequese, os jovens crismandos e alguns adultos levavam um pequeno símbolo dos «frutos da terra», à frente do andor de São Martinho. Atrás deste, vários figurantes, seguidos pelas pessoas, em geral. Nas imediações da Igreja Paroquial, já nos aguardava o Senhor Bispo. Foi momento oportuno para o saudar e dar as boas-vindas, pela voz do Senhor Presidente da Junta, Bernardo Xavier.

Ao entrarmos na Igreja Paroquial, cantando o Hino de São Martinho, ao ver o conjunto das pessoas que com mais dificuldade de mobilidade, já iam ocupando espaço significativo do seu interior, sentimo-nos a respirar um ar feliz de proximidade humana perpassada pelo mistério da proximidade divina. Estávamos ali como Povo de Valdigem e Povo de Deus, na pobreza e riqueza de quem se sente acolhido pela misericórdia de Deus e agradecido pelos que fazem parte do nosso caminhar juntos, congregados à volta do nosso Bispo, D. António Couto.

Assim, numa moldura humana expressiva e atenta, vivemos intensamente a Eucaristia, com administração do Sacramento do Crisma. Eis alguns respigos da homilia, enquadrada na envolvência da liturgia da Palavra, do padroeiro São Martinho e do Sacramento do Crisma: «Os pobrezinhos, aqueles que nada têm são agraciados por Deus… Deus olha para eles com particular carinho»; «É na pobreza mais acentuada que aprendemos a ser filhos de Deus e irmãos dos outros… Somos todos iguais perante Deus». «Jesus não nos deu meia dúzia de moedas, deu a Sua vida toda… Dar as sobras não tem a marca de Deus. A marca de Deus é dar tudo, darmos a vida… Peço a esta comunidade de São Martinho que aprenda a dar a vida: dar tempo, saúde, alegria, paz; dar do que para nós é essencial; partilhar isso com os outros».

No final da celebração, os novos crismados dirigiram à assembleia uma mensagem de agradecimento ao Senhor Bispo, ao Pároco, às Catequistas que os acompanharam ao longo de dez anos, aos Pais, ao Grupo Coral, que «abrilhantou de forma especial a (nossa) cerimónia».

Por fim o Pároco fez eco dos agradecimentos elencados pelos jovens e agradeceu também às pessoas que têm a seu cuidado a ornamentação da Igreja e à Junta de Freguesia pelo almoço que neste dia, à semelhança dos anos anteriores, ofereceu a esta comunidade de Valdigem.

E foi mesmo o almoço, confecionado por gentes da terra, simples, mas saboroso, não só pelos ingredientes, mas também pela presença de cerca de 100 (cem) comensais e o convívio que tal proporcionou, o último momento desta Visita Pastoral.
Fica-nos a alegria de dois dias muito ricos para a comunidade cristã de Valdigem, que nos deixam bons estímulos para os caminhos de futuro que somos chamados a percorrer.

 

Pe. José Manuel Melo, in Voz de Lamego, ano 91/1, n.º 4778, de 13 de novembro de 2024

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147