Nos dias 22 a 24 de novembro, decorreu a visita pastoral à Paróquia de Vila Nova de Souto d’El-Rei. No fim da tarde de sexta feira, D. António Couto foi recebido na Sede da Junta de Freguesia para se encontrar com o Executivo e Presidente da Assembleia. O Sr. Presidente da Junta, como anfitrião, dirigiu-lhe umas breves palavras de boas vindas, destacando a honra que lhes mereceu a sua presença e testemunhando a cooperação institucional recíproca entre a Paróquia e a Junta. No final, o Sr. Bispo foi presenteado com uma oferta simbólica, significando a sua gratidão, para memória futura.
Pelas 18 horas, teve lugar o encontro com o Conselho de Pastoral, os 7 crismandos, padrinhos, catequistas e crianças da catequese. Foi um momento de proximidade e de diálogo aberto entre todos os cooperadores mais comprometidos com a evangelização e a ação pastoral orgânica. A palavra eloquente do nosso Bispo foi incentivo para a consciencialização de todos os “obreiros do apostolado”, chegando ao coração de cada um e provocando um renovado empenho em ordem à “comunhão de caridade” e a uma mais diligente atividade apostólica. A Junta de Freguesia ofereceu ainda o lanche que proporcionou um momento de convívio, aos participantes, após a reunião.
No dia 23, pela 16h, foi celebrada Eucaristia na capela de Nossa Senhora do Pranto na Póvoa. Um lugar de culto, com poucas pessoas a residir habitualmente, mas que neste dia se encheu para receber festivamente a visita de Sua Ex.a Reverendíssima. Sublinhou na homilia, a origem da solenidade de Cristo Rei; e, comentando o evangelho, destacou a “verdade de Cristo” como a única capaz de dar ao mundo a paz, de que este tanto necessita.
Seguiu-se a Eucaristia na capela de Nossa Senhora da Graça em Juvandes, onde o esperavam os seus habitantes. No adro, uma jovem leu um texto de boas vindas e duas crianças ofereceram ao Sr. Bispo e ao Pároco um ramo de flores. O grupo coral da capela esmerou-se para solenizar a Eucaristia. A comunidade viveu intensamente esta celebração, que é para ela o “cume de toda a vida cristã”, e foi mimoseado com a palavra de Deus, sabiamente interpretada pelo Presidente da celebração.
Aludiu ao poder do Menino ao colo de Nossa Senhora da Graça, que é “luz do mundo” que pode dissipar a escuridão da guerra e iluminar os homens para trilharem caminhos de amor. Era a missa vespertina de Cristo Rei. Em todos os corações reinava a alegria e era visível o entusiasmo com que se vivia a fé, de forma tão genuína e contagiante.
Um lanche servido, em seguida, nas instalações da Escola Primária, oferecido também pela Junta de Freguesia, fortaleceu a comunhão e amizade daqueles que se quiseram associar a esta atividade eclesial e mais uma vez se proporcionou a oportunidade para que o Pastor diocesano escutasse as preocupações de todos, incentivasse à consciência dos deveres de fiéis e agradecesse a cada um o contributo prestado à missão. Para todos teve palavras de conforto, de estímulo e de reconhecimento.
Domingo de Cristo Rei, dia 24, estava destinado à Eucaristia com administração do Crisma. Um jovem deu as boas vindas ao Sr. Bispo. Manifestou, em nome dos colegas crismandos, o compromisso de continuarem a aprofundar a razão da sua fé, para a testemunharem nas sua vidas. A concelebrar, esteve ainda o padre José Alfredo, seu chefe de gabinete, e ex-reitor do Colégio Pontifício Português, em Roma.
O grupo coral de S. Sebastião, apresentou um conjunto de cânticos de grande beleza artística e enquadrados primorosamente na liturgia da solenidade de Cristo rei. Uma dádiva divina para os crismandos…
O Executivo da Junta fez questão de assistir aos atos litúrgicos compreendidos na programação da visita. Presente também, o Sr. Provedor da Misericórdia entre os convidados, em virtude do lar de idosos de Arneirós, ficar sediado nesta Paróquia, uma das valências da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, recentemente visitada pelo Sr. Bispo. Refira-se que esta é uma prestigiada e secular instituição, constituindo uma mais valia na Paróquia de Vila Nova de Souto d’El Rei, sendo o pároco, cumulativamente, seu capelão.
A Paróquia de S. Sebastião de Vila Nova de Souto d’El Rei agradece a todos os que prestaram a sua colaboração para o êxito deste evento, nomeadamente o patrocínio da Junta de Freguesia; e a Sua Excelência Reverendíssima, o Sr. D. António Couto, o nosso profundo e sentido bem-haja pela generosa disponibilidade, o dom das suas palavras e a solicitude pastoral demonstrada, que é uma fonte de inspiração para todos.
Pe. Assunção Ferreira, in Voz de Lamego, ano 95/3, n.º 4780, de 27 de novembro de 2024.