Orientada pelo Rev. P. Justino Lopes, a recoleção espiritual de 14 do mês de novembro decorreu na paróquia do anfitrião, levando-nos a revisitar alguns temas que não nos são estranhos. Porém, através da abordagem feita, fruto de quem pesquisa e busca, realçou aspetos que o mundo atual nos coloca como desafios bem como a resposta dada pelos últimos pontífices do século passado, apoiada pelos seus escritos.
Desde Pio XII até Francisco, com exemplos de vida, experiências vividas e leituras experimentadas pastoralmente, assim o orador nos convidou a refletir nas crises atuais, na Igreja, nas paróquias, dos pastores e das comunidades e a resposta dada espiritualmente nos pequenos gestos e sinais de esperança que foi encontrando ao longo da sua vida.
A dezena de sacerdotes que se encontrava presente pôde fazer a viagem espiritual de quem, ao longo de mais de décadas do exercício do ministério sacerdotal, conseguiu fazer a leitura dos tempos, de quem se deu conta da evolução rápida da comunidade, de quem sentiu as diversas crises com as quais o sacerdote se vê a-braços.
Seguido de um momento cultural na Igreja, a descoberta de traços que permaneciam escondidos, ou no mínimo desconhecidos, revelaram-se riquezas ímpares.
O almoço serviu-se fraternalmente.
Arciprestado Castro Daire/Vila Nova de Paiva,
in Voz de Lamego, ano 95/3, n.º 4780, de 27 de novembro de 2024.