Previous Next

CURSILHOS DE CRISTANDADE da Diocese de Lamego

(60º de Homens + 41º de Senhoras)

No cumprimento do Plano Pastoral em curso, da parte da Comissão para o laicado e família, o Secretariado Diocesano do Movimento dos Cursilhos de Cristandade de Lamego promoveu, de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2017, o 60º Cursilho de Homens, no Seminário Maior de Lamego, e, em simultâneo, o 41º Cursilho de Senhoras, na Casa da Obra Kolping, na mesma cidade.

Na parte masculina, foram quinze os nossos valentes, provenientes de várias paróquias da Diocese, a saber, Alhais, Armamar, Figueira, Queimadela, Resende, Sé, Sernancelhe, Tendais, Valdigem e Vila Nova de Paiva, que aceitaram vivenciar estes três dias de (re)encontro consigo e com Cristo, e que com toda a certeza sentiram a necessidade de O levar para as respetivas comunidades, em cada ambiente que a cada um rodeia. A Equipa reitora e colaboradores foi constituída por onze cursilhistas, sendo a parte sacerdotal constituída pelos Diretores Espirituais, Cónego José Melo, Padre Ângelo Santos, Padre José Justino Lopes que contaram com a colaboração do novo cursilhista, Padre Tozé Ferreira, de Resende; a parte leiga foi formada por oito dirigentes, sendo o Reitor, Paulo Jorge Oliveira, e José Luís Morais, o Vice-reitor.

Na parte feminina, foram vinte e oito as senhoras corajosas que disseram o seu sim ao convite recebido, sendo a respetiva equipa liderada pela Reitora, Maria Ignez e pela Vice-reitora, Teresa Pais, sendo assistidas espiritualmente pelos presbíteros, Padre João Morgado e Padre Fabrício Pinheiro.

A Clausura de encerramento juntou os dois grupos e decorreu por volta das 16 horas do 3º dia, no salão/auditório renovado do Seminário, quase lotado, e foi presidida pelo Pró-Vigário Geral, Padre João Carlos Morgado, em representação do nosso Bispo diocesano, que no final entregou a cada novo cursilhista, masculino e feminino, o Crucifixo e a Folha de Serviço, representando o compromisso assumido, por cada um, com Cristo no começo do 4º dia. Todos os novos cursilhistas deram o seu testemunho da experiência vivida, partilhando com todos os presentes a alegria do seu encontro ou reencontro pessoal com Cristo. Também antigos cursilhistas deram o seu testemunho do quarto dia. Mais uma vez foi visível a alegria estampada no rosto de todos, novos cursilhistas, equipa reitora, sacerdotes e leigos, fruto da intensidade do aprofundamento da Palavra de Deus e dos testemunhos da vida recebidos ao longo destes três dias, num profundo Amor a Jesus Cristo, à Eucaristia e Sua Mãe Maria Santíssima, que está sempre presente ao longo da cada Cursilho de Cristandade.

No passado sábado, dia 9 de dezembro, por volta das quinze horas e trinta minutos ocorreu a Ultreia de acolhimento dos novos e entusiastas cursilhistas, seguida da tradicional Ceia de Natal, onde confraternizaram cerca de 70 leigos e/ou ministros ordenados, que estão comprometidos com o Movimento MCC.

É da opinião do secretariado, o cumprimento dos objetivos do Movimento MCC, visto que se proporcionou a este conjunto de irmãos em Cristo, que abrissem o seu coração a Cristo num encontro único, memorável e transformador, uma vez que foi nesse sentido o testemunho dos que viveram mais esta experiência de um Cursilho de Cristandade. Afinal, a nossa vida nunca será em vão, se ajudarmos alguém ao nosso lado a sentir e a viver a esperança.


Que o Espírito Santo nos ilumine e São Paulo nos guie!
De Colores!

Eduardo Pinto, SDMCC de Lamego
in Voz de Lamego, ano 87/54, n.º 4440, 12 de dezembro de 2017

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147