Previous Next

Ordenação Diaconal do Tiago Torres

A ordenação de um novo diácono, no caso concreto do Tiago Torres, é um fonte de regozijo para a Igreja, particularmente para a Igreja que vive e caminha nestas terras da diocese de Lamego. Dia de celebração e ação de graças, e de compromisso com a nossa identidade cristã e a missão de propagarmos o Evangelho da Alegria e da Compaixão.
O seminarista, Francisco Pereira, contextualiza a preparação próxima da ordenação:

“No passado fim-de-semana, os seminaristas regressaram à Diocese, para prepararem a celebração litúrgica de domingo, dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, realizada na Catedral, onde teve lugar a tão esperada ordenação diaconal do Tiago Torres, um grande amigo e seminarista de Lamego, da paróquia da Sé.
Na sexta-feira, ao entardecer, deu-se a receção de três pré-seminaristas, que acompanharam e viveram o fim-de-semana com os seminaristas, ajudando nos afazeres da casa e no acolitado da celebração de domingo: o Diogo, o Bernardo e o Alexandre.
Depois, no sábado, o Seminário de Lamego teve a felicidade de receber os membros dos Convívios Fraternos, mais concretamente os do CF 1462, que vieram para o seu pós-convívio, um momento de confraternização e reencontro depois de um longo 4.ª dia. Durante a tarde, todos se reuniram na Sé para uma vigília de oração pelo Tiago Torres. Chegada a noite, deu-se uma outra Vigília de Oração, assumida pelos convivas e pelos seminaristas, que começou às 21h e durou até às 8h30 de domingo. Foi uma noite de contemplação do Rosto Eucarístico de Jesus.
Depois do encerramento, todos se reuniram na capela para rezar a oração de Laudes. Na parte da manhã desse domingo da Imaculada Conceição, os seminaristas e os convivas visitaram o mosteiro de Salzedas, que outrora pertenceu à Ordem de Cister, datado do século XII.
Finalmente, na parte da tarde, a celebração solene da Eucaristia, no decorrer da qual foi ordenado diácono o Tiago Torres, estando presentes, entre muitos outros, mas de forma especial, os seminaristas e formadores das outras três dioceses – Guarda, Viseu, e Bragança – que, com Lamego, compõem o Seminário Interdiocesano de S. José, sediado na cidade de Braga, marcando assim a comunhão eclesial que esteve presente na formação do, agora, diácono da Igreja, Tiago Torres.
A todos deixamos um abraço de gratidão”.

A iniciar a solene Eucaristia da Imaculada Conceição e da Ordenação Diaconal, o Pe. Bráulio Félix, formador no Seminário, deu voz às motivações para celebrar, dando graças, e predispondo a assembleia a unir-se em oração:

“«Exulto de alegria no Senhor, a minha alma rejubila no meu Deus, que me revestiu com as vestes da salvação e me envolveu com o manto da justiça, como esposa adornada com as suas joias».
Hoje, segundo domingo Advento, celebramos a Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria. A Igreja diocesana de Lamego exulta e rejubila de alegria pelo dom da vida do Tiago Torres, que nesta Celebração, à semelhança de Nossa Senhora, dá o seu sim a Deus e recebe o sacramento da ordem, no seu primeiro grau, o diaconado.
 O Carlos Tiago Torres nasceu no dia 6 de março, do ano 1995, foi batizado no dia 18 de junho do mesmo ano, na paróquia de Nossa Senhora da Assunção da Sé. É o filho primogénito de Carlos Manuel Torres Almeida e Margarida Maria Feijão Duarte.
O Tiago Torres iniciou o seu discernimento vocacional, no movimento dos Convívios Fraternos, aquando cursava engenharia eletrotécnica, na Universidade do Porto. Entrou no Seminário Interdiocesano Maior de São José, no ano 2018, fez os estudos filosófico-teológicos na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga.
Atualmente está a realizar o seu estágio pastoral, com a equipa sacerdotal do padre Carlos e do padre Francisco, nas paróquias de São Miguel de Antas, Santa Cruz de Beselga, São João Baptista de Prova, Nossa Senhora do Pranto de Aveloso, São João Baptista de Sernancelhe, santa Luzia de Sarzeda e santa Maria Madalena de Seixo. É também o diretor do Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil e membro da Equipa dos Convívios Fraternos.
Pedimos à Imaculada Conceição, nossa Padroeira e Rainha, que te leve ao colo e apresente a seu Filho Jesus Cristo. Agradecemos a Deus a generosidade do teu Sim, para em «Tudo Amar e Servir»”.

D. António Couto, Bispo de Lamego, presidiu à Eucaristia. Antes da imposição das mãos sobre o Tiago Torres, a homilia de D. António Couto que pode ser encontra na edição impressa e aqui na página da diocese de Lamego.

 

in Voz de Lamego, ano 95/5, n.º 4782, de 11 de dezembro de 2024

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147