"O Senhor hoje está cheio de alegria porque vê aqui tantos irmãos em alegria e festa". Foi com estas palavras que D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego, saudou os mais de mil séniores que participaram na Festa Natal Sem Idade, em Sernancelhe, no dia 12 de dezembro, uma iniciativa que decorre há mais de 20 anos e que é reconhecida como um encontro de Natal autêntico para os sernancelhenses.
Visivelmente emocionado com o momento, D. António Couto transmitiu aos presentes uma mensagem com duas ideias destacadas: Alegria e Partilha. Alegria, disse, "porque todos devemos sorrir, ser mais felizes; e partilha, uma palavra difícil, mas belíssima; quando aprendemos a partilhar a alegria, a paz, a esperança, a fraternidade, a verdade e a justiça a nossa vida muda".
E foi esse mesmo o espírito desta edição de Natal Sem Idade. Razão pela qual o Presidente da Câmara, Carlos Santos, agradeceu a todos pela presença e reconheceu que esta iniciativa é uma forma "de agradecimento pelo tanto que esta geração de pessoas nos deu e fez pelo Concelho".
Lembrando que há mais de duas décadas que o Município dedica um carinho especial à organização desta festa, agradeceu aos colaboradores e a todos quantos se empenharam na sua concretização, e manifestou o reconhecimento ao D. António Couto, Bispo de Lamego, por se ter associado, pela primeira vez, a uma manifestação social e solidária que é uma referência em Sernancelhe.
Depois da missa chegou o segundo momento destacado do Natal Sem Idade: o almoço. Foi, como manda a tradição, uma "consoada" antecipada, onde o bacalhau, as batatas cozidas e as couves fizeram as delícias de todos, e a sobremesa foi dominada pelo "obrigatório" bolo-rei.
Para a tarde ficou guardada a animação, com música tradicional portuguesa, e muitos dos participantes predispuseram-se a um pé de dança, lembrando velhos tempos e cumprindo o desafio de D. António Couto quando convidou todos "à alegria".
in Voz de Lamego, ano 95/6, n.º 4783, de 18 de dezembro de 2024