O Agrupamento 783 de São João da Pesqueira foi fundado oficialmente no dia 30 de abril de 1986 (OSN 410) estando atualmente com 38 anos de existência.
Durante muitos anos foi um agrupamento de referência na região, tendo tido sempre um impacto positivo e pedagógico na vida religiosa da paróquia e na vida de muitas crianças e jovens do concelho de S. João da Pesqueira, desenvolvendo muitas atividades.
Em abril de 2019 o Agrupamento cessou a sua atividade até 2022, ano em que o pároco Padre Filipe Rosa convidou alguns dos anteriores elementos para regressarem à vida escutista e voltarem a reativar o Agrupamento 783.
Em janeiro de 2023, cinco elementos ingressaram então no curso para Dirigentes. O Padre Filipe Rosa ficou como Chefe de Agrupamento e em dezembro abriram as inscrições para crianças e jovens que quisessem ingressar neste movimento.
O desafio de reativar o Agrupamento nem sempre foi fácil, mas foi sempre encarado com otimismo, persistência e dedicação para que o objetivo fosse concretizado.
No ano de 2023 as atividades foram realizadas ainda em parceria com outras associações locais e outros Agrupamentos. No ano de 2024 já foram realizadas diversas atividades de forma independente com os aspirantes a escuteiros, tais como: a exploração do Bar e apoio nas festividades religiosas da festa anual de S. Salvador do Mundo; uma caminhada à N. Sra. Do Rosário com “caça ao tesouro” para explicar a progressão nas secções; acampamento de exploradores com o Agrupamento 871 de Esmoriz; atividades para angariação de fundos, etc.
Os meses de outubro e novembro foram já vividos com muita ansiedade por todos os elementos, uma vez que se foi fazendo o caminho para as promessas, tanto a nível espiritual para que todos compreendessem o caminho de fé, amizade e entreajuda necessária como a nível de desenvolvimento de conhecimentos escutistas, compra do fardamento, organização do espaço, logística, etc. para que tudo corresse da melhor forma.
A promessa deve ser um momento de decisão pessoal, em que o escuteiro se sente preparado para assumir o compromisso com os valores descobertos e propostos na lei, fazendo deles parte integrante da sua vida e personalidade.
Sábado dia 7 esta reflexão esteve bem presente na cerimónia de Velada de Armas e em seguida o dia de domingo, dia 8, foi vivido com muita felicidade por todos. Foi celebrado o dia da Imaculada Senhora da Conceição, com a igreja vestida a rigor com construções e decorações escutistas, com a presença de diversos agrupamentos e com o apoio da Junta Regional de Lamego e com a imposição dos lenços pelas mãos do Assistente Regional Padre Artur Mergulhão.
A Promessa Escutista exprime um compromisso do jovem escuta, em primeiro lugar, para com ele próprio, em segundo lugar, para o seu mundo, seja no plano da fé que professa e da comunidade religiosa onde a vive, seja do país que o viu nascer ou da sociedade que o acolhe ou ainda dos pequenos grupos onde se insere.
É, também, um compromisso com a justiça e a paz, ao impregnar as relações com o outro, com os sentimentos do Amor e do Serviço.
Fizeram a promessa 40 escuteiros do Agrupamento 783 de S. João da Pesqueira, renovando as esperanças de um Agrupamento em funcionamento, com futuro e com impacto positivo na comunidade que o volta a receber.
Agrupamento 783, in Voz de Lamego, ano 95/6, n.º 4783, de 18 de dezembro de 2024