Na passada sexta-feira, dia 20 de dezembro, realizou-se a festa de Natal do Seminário de Lamego.
Esta festa iniciou-se com a celebração da Eucaristia, presidida pelo nosso bispo, D. António Couto. Estiveram presentes o nosso vigário geral, o pró-vigário, o reitor do Seminário de Lamego, o formador e também os párocos e alguns familiares dos seminaristas e dos pré-seminaristas da nossa Diocese de Lamego.
Teve lugar, nesta celebração, a instituição de leitor do seminarista António Emanuel Barbosa Fernandes, natural da paróquia de Santiago de Piães, concelho de Cinfães e que se encontra no 5° ano de Teologia no Seminário Interdiocesano de S. José, em Braga.
"Não nos ardia o coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?" (Lc 24, 32) É esta a passagem da Sagrada Escritura que o António Emanuel escolheu como lema para este Ministério de Leitor. Por isso, que ele e cada um de nós, possa fazer como D. António Couto, na homilia da celebração, nos convidou e interpelou: "Leiam todos os dias a Palavra de Deus e respondam a essa mesma Palavra."
Naturalmente, ver um seminarista a dar passos no seu caminho vocacional é sempre um momento de grande alegria para os familiares, colegas seminaristas, equipa formadora do seminário. No fundo, para toda a nossa querida e amada Diocese de Lamego.
Após a Celebração da Eucaristia tivemos o jantar, antecipado, de Natal, onde saboreámos o tradicional prato de bacalhau. Foi um momento de convívio fraterno e de manifestação da nossa alegria enquanto irmãos em Jesus Cristo pelo batismo.
É com mais este testemunho de entrega ao nosso bom Deus que interpelo que peçam ao Senhor da messe para que mande mais trabalhadores para a Sua messe.
Carlos Almeida, seminarista, in Voz de Lamego, ano 95/7, n.º 4784, de 24 de dezembro de 2024