Divulgação de cursilhos

Saudações em Cristo, irmãos e irmãs cursilhistas, reverendos párocos e todos os fiéis que partilham o caminho da fé!

Neste início de 2025, um ano marcado pela celebração do Jubileu «Peregrinos de Esperança», somos convidados a redescobrir o dom precioso da nossa vocação cristã e o nosso lugar na construção de uma Igreja sinodal, acolhedora e missionária. Quero dirigir-vos uma palavra de proximidade, inspiração e desafio, tendo como ponto de partida as palavras profundas dos nossos Diretores Espirituais.

O Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC) continua a ser um testemunho vivo da ação de Deus na nossa diocese de Lamego. As atividades realizadas ao longo do último ano são sinais claros de que a chama do MCC permanece acesa, iluminando o caminho de tantos que desejam encontrar e seguir Cristo. Entre essas iniciativas, destacamos:

- A Jornada MCC – “Testemunhas de Jesus Cristo, hoje” (em janeiro de 2024);
- A realização do 62.º Cursilho de Homens (em junho de 2024);
- A ação de sensibilização no Dia da Família Diocesana em Tarouca, que levou a mensagem do MCC a muitos corações;
- As visitas do Secretariado aos núcleos em locais como, Resende, o Santuário da Lapa, Alvite, Tendais, Moimenta da Beira, reforçando a comunhão e o compromisso com as comunidades locais e, Alvarenga, onde homenageamos o nosso saudoso irmão cursilhista José Luís Morais, anterior presidente do MCC;
- A Jornada de Espiritualidade (de 1 de dezembro), momento privilegiado de oração e reflexão;
- E o interesse manifestado por sacerdotes e leigos, desejosos de viver ou promover esta experiência tão marcante.

Esses sinais são motivo de gratidão e esperança, pois demonstram que o MCC continua a ser um instrumento valioso de evangelização e formação cristã. Contudo, como bem nos recorda o Diretor Espiritual, Cónego José Melo, “a graça de Deus vai muito além dos nossos esforços ou estratégias”. As fragilidades que surgem pelo caminho servem de convite a uma maior dependência de Deus e à procura de caminhos de crescimento e melhoria.

Neste Ano Jubilar, somos chamados a acolher com alegria e confiança a graça do Espírito Santo, cultivando um estilo de vida sinodal, que reflete a essência da Igreja como comunidade de escuta, acolhimento e partilha. Este é um tempo propício para fortalecer laços, renovar propósitos e abrir o coração a novos desafios.

É neste contexto que, com alegria, vos anunciamos a realização de dois cursilhos programados para este ano:

- O Cursilho de Homens, de 28 de fevereiro (noite) a 3 de março de 2025;
- O Cursilho de Senhoras, de 24 (noite) a 27 de abril de 2025.

Estes cursilhos são momentos privilegiados de encontro pessoal com Cristo, de reflexão profunda e de comunhão fraterna. Assim, vos lançamos um apelo muito especial: participem ou convidem outros a participar! Para tal deem conhecimento aos vossos párocos.

Para aqueles que já viveram esta experiência, é uma oportunidade de reavivar a chama; para os que ainda não a conheceram, é um convite a descobrir a alegria de viver a fé em comunidade.

Caríssimos irmãos e irmãs, este Ano Jubilar recorda-nos que somos peregrinos em direção às promessas de Deus. Caminhemos juntos, com coragem e esperança, fortalecidos pela oração e pelo testemunho uns dos outros. Que este tempo de graça seja marcado pela renovação espiritual e pelo compromisso missionário, para que o MCC continue a ser uma fonte de vida e luz na nossa diocese.

Com amizade, oração e esperança renovada, um abraço fraterno para todos!

 

Diác. Eduardo Pinto, in Voz de Lamego, ano 95/13, n.º 4790, de 12 de fevereiro de 2025

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147