Neste domingo nove de fevereiro, a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios de Lamelas esteve em festa!
Onze jovens da nossa Paróquia receberam o Sacramento da Confirmação.
A celebração foi presidida pelo nosso bispo, Sr. D. António Couto, e concelebrada pelo Sr. Pe. Jorge Saraiva, Pároco desta Paróquia e o Sr. Padre José Alfredo.
Foi com grande emoção que familiares e toda a comunidade paroquial se uniram para testemunhar e participar nesta celebração que encerra o percurso de Iniciação Cristã destes jovens, parte fundamental do seu processo de crescimento na Fé.
Entre várias mensagens destacou-se o apelo para não encararem este sacramento como um marco de despedida, mas como o início de uma participação ativa e comprometida na Igreja, sendo, como dizia o Evangelho, Pescadores de Homens.
No final da celebração, jovens e catequistas prepararam uma atividade em que explicaram à comunidade a leitura do símbolo do Jubileu 2025:
4 figuras abraçadas umas às outras – 4 cantos do mundo em união
Cruz inclinada para humanidade – fé
Âncora- esperança
Ondas – nem sempre caminhamos em águas calmas, por vezes há turbulência.
Também se inspiraram na passagem bíblica e na Carta Pastoral do nosso bispo para este Ano Pastoral:
«Tu farás passar um shôfar de aclamação;
Vós fareis passar um shôfar em toda a vossa terra» (Lv25,9)
Elaborando uma pagela, sobre o jubileu onde inspiraram a comunidade a espalhar gestos simples do quotidiano que fazem acontecer a paz. Por fim os jovens convidaram todos os presentes a cantarem o Hino do jubileu 2025; este foi também o Shõfar dos crismados para todos os presentes.
No final fizeram-se os agradecimentos.
Aproveitamos para renovar o agradecimento e estima diante do lindo, valoroso e necessário trabalho que realizaram, todo o coro de voz e instrumental formado por catequistas, catequizandos e adultos da nossa comunidade que embelezaram esta celebração do Crisma; agradecemos a disponibilidade e a sua dedicação.
Foi entregue uma lembrança ao Sr Bispo D. António Couto. Uma moldura com a imagem de uma pomba com os nomes de todos os crismados. D. António aproveitou a oportunidade de dizer aos Crismados que eles também têm asas como a Pomba; contando a história da criação da pomba conseguiu passar a mensagem àqueles jovens e aos presentes que as nossas asas nos permitem voar quando espalhamos a todos os que estão à nossa volta alegria, amor, esperança e paz.
Bem-Haja a todos os que tornaram possível este momento tão importante na nossa comunidade.
Natália e Sandra, in Voz de Lamego, ano 95/13, n.º 4790, de 12 de fevereiro de 2025
FOTOS: MANUEL OLIVEIRA FOTOCONTA