A Eucaristia é a essência da nossa vida cristã, onde toda a comunidade é convidada a participar por sermos Filhos de Deus.
No âmbito da Liturgia da Palavra, os párocos do nosso arciprestado, convidaram as comunidades a participar numa Ação de Formação intitulada “Formação para Leitores”, a decorrer no dia 15 de fevereiro, no Centro Pastoral de Castro Daire.
Achamos o tema muito interessante e apelativo e despertou-nos o interesse em participar.
A Formação teve início com a introdução do Sr. Padre Jorge, que fez uma breve apresentação sobre o tema e com um momento de oração.
Seguiu-se a intervenção do Sr. Padre Ângelo, que abordou as questões relativas à Liturgia Eucarística e as várias mudanças desde os primórdios do século II consistindo na leitura das Memórias dos Profetas (Novo Testamento) e os Escritos dos Profetas (Antigo Testamento). Também fez referência à Instituição da Eucaristia por Jesus Cristo na Última Ceia proferindo a palavra Berakah (dar graças), sendo esta introdução a única diferença da celebração antiga para a atual.
De seguida, a Formação foi orientada pelo Sr. Padre Diamantino, que proferiu vários esclarecimentos sobre a deslocação, posicionamento e postura dos leitores no ambão; a forma de ler, que deve ser com entoação, ritmo, fazendo as devidas pausas, não pode rir nem chorar, nem fazer acenos. Deu alguns conselhos sobre a roupa adequada e como lidar com alguns imprevistos.
Após a formação, demo-nos conta que esta Formação foi bastante benéfica e é sempre necessária com muitos aspetos positivos e muito produtiva, pois através das apresentações feitas pelos oradores convidados obtivemos um enriquecimento mais aprofundado do tema em questão e das experiências partilhadas. Apesar do tema ser complexo e apresentado num curto espaço de tempo, os conteúdos abordados foram bastante relevantes e elucidativos.
Agradecemos aos nossos párocos pelo convite e estamos disponíveis para novas formações que nos enriqueçam o conhecimento e a melhor forma de exercermos este ministério com a dignidade que merece.
Idália e Paula, in Voz de Lamego, ano 95/14, n.º 4791, de 19 de fevereiro de 2025