Junto do Mártir S. Sebastião
Quem conhece o povo de Baldos, percebe a sua grande devoção ao Mártir São Sebastião. É o padroeiro da paróquia, e, como de costume em tantos lugares, invocado contra a peste, a fome e a guerra. Além de ser venerado na igreja, também à entrada no cruzamento existe uma estátua em granito. Mas junto à igreja foi colocada há alguns anos uma outra estátua que ali lembra não só o martírio deste santo como apresenta uma pequena referência histórica a Baldos, cujo significado alude a importante (Jaime Gouveia).
Ora este fim-de-semana também foi importante. Importante porque aconteceu a visita pastoral do Senhor Bispo e (assim o esperamos) importante para os oito jovens que receberam a força do Espírito Santo através do Sacramento do Crisma. No sábado, primeiro dia da visita, foi junto à estátua do Mártir que a população se reuniu para receber o seu Pastor. Neste dia o encontro foi sobretudo dirigido aos crismandos, no sentido de os preparar para celebração no domingo. Nas palavras que dirigiu aos crismandos o senhor Bispo falou dos dons do Espírito Santo que anima com a sua força os cristãos. É por isso que os que recebem o Espírito Santo não podem ficar indiferentes, mas configurar-se cada vez mais com Cristo, porque a unção (Crisma) torna-os ungidos (Cristos). De Deus recebem o dom do seu Espírito e crescem no amor e identificação com a Igreja.
No dia 30, a Liturgia celebrava o Domingo IV da Quaresma, Domingo da Alegria. Além do aspeto exterior, com o adro engalanado para a visita pastoral, também se foi preparando a celebração com o ensaio dos cânticos, os gestos do Sacramento do Crisma, o que ajudou a que a Santa Missa decorresse de forma serena e bem articulada. Uma referência às leituras deste dia, sobretudo “à página soberba” como referiu o sr. D. António, do Evangelho de S. Lucas, a parábola dos dois filhos. O senhor bispo insistiu na atitude dos dois filhos que se portaram como assalariados do seu pai sem experimentar o seu amor paterno. Provocou a assembleia lembrando que cada um pode ser o filho mais velho que até trabalha na casa paterna, mas não quer entrar para a festa, nem alegrar-se com o encontro dos irmãos que estavam perdidos. Jesus não diz se o filho mais velho entrou ou não na festa, pois essa é a função dos seus ouvintes, colocar-se no lugar deste filho e entrar na casa e na festa ou ficar cá fora a recusando a misericórdia de Deus.
Agradecemos a visita pastoral do Senhor Bispo e junto ao Mártir S. Sebastião, padroeiro da paróquia de Baldos e da nossa diocese, pedimos que o Senhor Jesus abençoe estes jovens e os estimule a serem suas Testemunhas no anúncio do Evangelho
Pe. Diogo Rodrigues, in Voz de Lamego, ano 95/20, n.º 4797, de 2 de abril 2025