A-Deus, Francisco!
1. Neste último segmento da tua vida terrena, de 13 de março de 2013 a 21 de abril de 2025, percorreste, Francisco, os caminhos do mundo, enchendo-os do Evangelho de Cristo. Foste, Francisco, ao encontro de todos, sobretudo dos mais pobres, fragilizados, doentes, reclusos e descartados. Deste-nos, Francisco, «A Alegria do Evangelho» (2013), reclamando «O Anúncio do Evangelho» de S. Paulo VI (1975) e, sobretudo, o Evangelho de Cristo, «esperança viva» para o nosso conturbado mundo. Com «A Alegria do Amor» (2016), mostraste-nos, Francisco, a maravilha da família, do esposo e da esposa, dos pais e dos filhos, e ensinaste-nos maneiras amoráveis de viver. Com as Encíclicas Laudato Si’ (2015) e Fratelli Tutti (2020), lembraste-nos que devemos manter asseada, respirável e habitável a nossa casa comum, e que a melhor maneira de o fazermos é viver como irmãos, de mãos e corações abertos, aprendendo sempre a dar e a receber com magnanimidade e gratidão.
2. Eu bem sabia que, quando percorreste nos últimos dias a Basílica e a Praça de S. Pedro, te estavas a despedir de nós num último gesto de esperança. Ensinaste-nos, além disso, muitas coisas belas. Denunciaste a violência e a prepotência, e cultivaste «nossa senhora, a santa pobreza» à maneira do teu inspirador e protetor, Francisco de Assis. Lutaste contra todas as guerras e divisões, e quiseste dar ao mundo o sabor da paz e da fraternidade. Foste-te embora. Para o país que há muito ansiavas, e deixaste-nos muitos tpc para levarmos por diante.
3. Testemunhei a bênção que, a meu pedido, deixaste à imagem de Nossa Senhora dos Remédios e a todos os que visitam o seu santuário e se abrigam à sua sombra maternal. Via-se a alegria a alumiar o teu rosto. Sentia-se a ternura que povoava o teu olhar.
4. Obrigado, Francisco. Apelo a toda a nossa Diocese de Lamego, em todas as suas 223 paróquias, a unir-se em oração de ação de graças a Deus por nos ter dado este bom pai e irmão. Na próxima sexta-feira, dia 25 de Abril, às 18h30, celebraremos na Igreja Catedral a Eucaristia por este nosso pai e irmão Francisco, sabendo nós bem que também ele rezará a Deus por nós.
5. A-Deus, Francisco. Descansa em Paz. Nós teremos de continuar a missão que nos deixaste em herança, e que tu e nós recebemos de Jesus Cristo, Senhor Nosso. A Ele a honra, a glória e o louvor. Amém.
Lamego, 21 de abril de 2025
+ António