No passado Domingo do Bom Pastor, o Sr. D. António celebrou, na Sé da nossa diocese, a missa dos “finalistas” ou das “pastas”. Trata-se da tradicional missa de ação de graças pelos anos de estudo dos alunos finalistas dos seis cursos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL).
Encheu-se a Sé com os estudantes e os seus familiares, vindos de todos os cantos do país, num ambiente de festa e oração. Os cerca de cem alunos do último ano, ouviram o nosso bispo pedir-lhes que jamais se esquecessem de Deus e de que a vida tem sentido. Descobri-lo nem sempre é fácil, lembrou o Sr. D. António, pelo ruído e confusão que nos rodeiam habitualmente. Deus e o sentido da vida apenas se desvelam aos que sabem escutar o profundo do coração e o “denso silêncio” (1 Reis 19) onde o Senhor fala. Aliás, tudo o que é importante e decisivo se veste de silêncio. As armas e a violência é que se mostram no estrondo da destruição.
No final da Santa Missa, ornada pelo coro composto por estudantes das três tunas da ESTGL, deu-se a bênção das pastas, com abundante aspersão, como que a implorar do Céu que os nossos alunos mergulhem na Bondade infinita de Deus.
Pe. Bernardo Magalhães, in Voz de Lamego, ano 95/26, n.º 4803, de 14 de maio 2025