No passado domingo, 1 de junho, festejamos as Bodas de Ouro Sacerdotais, do único sacerdote que temos na freguesia de Sendim, o Sr. Padre Mário Santos, natural de Cabriz, de família humilde, de 10 irmãos.
Fez os seus estudos no Seminário dos Paulistas, em Lisboa, por ser o mais barato, porque seus pais não tinham possibilidades e era a sua professora D. Lurdes que pagava. Também com o apoio do Sr. Padre Luís, de Barcos, que era o Pároco, à época, em Cabriz.
Foi ordenado sacerdote em Roma, na Praça de São Pedro, pelo papa são Paulo VI, com mais 358 diáconos de todo o mundo.
Tem sido sempre missionário paulista, por todo o mundo. Ainda foi pároco na região de Sacavém e zonas do Porto. Além de não ter sido pároco aqui, em Sendim, quando vinha cá, ainda fazia celebrações. Há 42 anos batizou a minha filha e 24 anos depois veio casá-la, 5 anos depois veio batizar o meu neto, filho dela. Também celebrava uma missa por outra na sua terra natal.
As cerimónias das suas Bodas de Ouro, foram na Igreja Matriz de Sendim. Foi grande desejo seu, porque foi nesta linda igreja, que seus pais se casaram e que ele foi batizado.
A celebração começou com a procissão do Santíssimo Sacramento ao Senhor das Preces e à volta da Igreja. Quando recolheu, teve uma descarga de fogo, oferecido pela junta de freguesia.
A Eucaristia foi presidida pelo senhor Padre Mário, acompanhado por o nosso pároco, Padre Diamantino Alvaíde, pelo Padre Manuel Gonçalves, e pelo Padre Diamantino Duarte, apoiados por dois acólitos.
A Igreja estava repleta de gente, não só de Sendim, mas também de Cabriz, Guedieiros, Fonte Arcada, e de vários amigos que ele tem por todo o lado. Como era dia de Ascensão de Jesus ao Céu, cumprimos com a linda e antiga tradição, da Batalha das Flores, que era flores a cair por todo o lado. Toda a gente ficou encantada com o aparato, porque não conheciam esta antiga tradição. A festa terminou com um lanche oferecido pela Câmara, para todos os presentes, no adro da Igreja Matriz, para admirarem a beleza paisagística.
Com o bolo de aniversário encerramos o lanche e a Festa das Bodas de Ouro ao Sr. Padre Mário Santos cantando-lhe os parabéns. No próximo mês, volta em missão para o Brasil. Que Deus o guarde e ajude nesta nova missão.
Maria Lisete Soeiro Coelho Ferreira, in Voz de Lamego, ano 95/29, n.º 4806, de 4 de junho 2025