Dia 29 de junho solenidade de São Pedro e São Paulo a comunidade de Freixo de Numão esteve em verdadeira festa. Não só porque São Pedro é o seu Padroeiro, mas porque 41 crismandos esperavam com alegria o senhor D. António Couto, nosso Bispo, para receberem o Sacramento da Confirmação. Pelas 16h30 a festa iniciou com uma receção tocada pela banda de música de Freixo de Numão, que também se juntou a este solene momento não só por serem naturais desta comunidade, mas porque também quiseram dar graças a Deus pelos 160 anos de existência da mesma banda.
A comunidade estava feliz em receber o senhor Bispo e os 41 crismandos também.
Foi uma tarde vivida com muita fé no acolhimento na vivência e na escuta.
Estes momentos são muito importantes e cada vez mais na vida das nossas comunidades e em especial num ano jubilar em que somos todos chamados a caminhar, peregrinar e escutar o sopro do Espírito de Deus. Todos movidos pela esperança crescemos mais alto para vivermos a nossa fé.
Freixo de Numão ficou mais rico neste dia de festa. Estes jovens e adultos assumiram o compromisso de caminhar livremente numa igreja que nos chama a todos para o serviço de Deus.
Como nos dizia o senhor Bispo Deus nunca fecha as mãos está sempre com elas abertas para nos dar tudo... Sempre tudo.
Obrigado a todos os que se empenharam para que este dia se tornasse um dia de esperança.
Obrigado senhor D. António nosso Bispo pela sua presença, pela sua alegria, pelas suas palavras e pelo seu testemunho.
São Pedro de Freixo de Numão rogai por nós.
Pe. Ponciano Santos, in Voz de Lamego, ano 95/33, n.º 4809, de 2 de julho 2025