Previous Next

Missa Nova do Padre Carlos Tiago Torres

No seguimento da Ordenação do Padre Tiago Torres, no pretérito dia 6 de julho, a comunidade da Diocese de Lamego pode congratular-se com a celebração da Sua Missa Nova, na nossa Catedral, à qual presidiu com assertividade e consciência plena do Sacramento de que foi imbuído e da importância da Eucaristia, enquanto momento de oração e anúncio da Palavra de Deus.

O Padre Tiago trilhou o seu caminho em busca da palavra de Jesus, em casa, com a ajuda dos seus pais e avós, através dos encontros de catequese até ao crisma, e posteriormente com uma formação teológica mais profunda que o levaria ao seu diaconado e consequentemente à sua Ordenação Sacerdotal.

A sua Missa Nova transmitiu à comunidade presente um sentimento de Alegria e de Satisfação pelo Dom que lhe foi concedido para o exercício da sua Missão, com base nos princípios das três virtudes teologais: a Fé, a Esperança e a Caridade.

Já no final da Celebração Eucarística, houve dois momentos de singelas homenagens ao Padre Tiago: um por parte do grupo de catequistas da Paróquia da Sé e outro por parte do conselho Pastoral Paroquial. Relativamente ao primeiro, foi proferida uma breve e sentida mensagem em nome de todo o grupo de catequistas, bem como uma emotiva partilha da Catequista Guilhermina Cardoso que, nos seus encontros de preparação para o Crisma, do então jovem Tiago, se apercebeu, já na altura, do seu interesse peculiar em aprofundar os ensinamentos transmitidos, sobretudo, aquando do Estudo dos Dons do Espírito Santo. Havia uma semente especial que continuava a germinar no Tiago. Simbolicamente, foi-lhe oferecida uma singela lembrança, nomeadamente uma Imagem da Sagrada Família (Família, palavra chave, sempre presente, no coração do Padre Tiago) e um Crucifixo (símbolo do seu Amor a Jesus).

De seguida foi proferida pela Dra. Filomena Varanda, uma mensagem em nome da Paróquia da Sé, que acompanhou sempre o trajeto de vida do agora Padre Tiago, e que passo a transcrever:
“Há um tempo para tudo neste mundo, um tempo para nascer e um tempo para morrer, um tempo para chorar e um tempo para rir, um tempo para perder, um tempo para sonhar e um tempo para reabilitar.
Padre Tiago, chegou o teu tempo de realizar a tua vocação, o teu sonho, a tua consagração a Deus e a todos, todos, todos, como disse o Papa Francisco. Começou agora um novo tempo para ti, simbolizado neste relógio que a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção da Sé de Lamego, tua Paróquia, te oferece. Um novo tempo de entrega a Deus, aos irmãos, ricos e pobres, velhos e novos, doentes e sãos, amigos e inimigos.

Que este relógio te ajude a chegar a todos, mas que não te limite ou apresse, quando for preciso ficares, para ouvir, para consolar, para partilhar dor e alegria, para uma palavra de estímulo, para um sorriso, para um simples obrigado.

O tempo é um dom gratuito. Partilha-o. Este relógio é também a expressão de alegria, de afeto e carinho, de gratidão da comunidade paroquial para contigo e para Deus. Ó Deus, nós te damos graças pela generosidade e pela entrega do Padre Tiago. Que Nossa Senhora dos Remédios, por quem nutres grande devoção, te proteja e encontres sempre n’Ela o teu refúgio e alento nas horas difíceis.”

Devemos todos dar Graças a Deus pela bênção que nos foi concedida com a Ordenação de mais um Presbítero nossa Diocese, o Padre Tiago Torres, alguém que pela sua formação e idoneidade, será capaz de exercer o seu ministério com proficiência e dedicação à Paróquia que venha a liderar, no respeito pelos valores transmitidos através da Palavra de Deus.

 

Isabel Mirandela, in Voz de Lamego, ano 95/35, n.º 4811, de 23 de julho 2025

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147