Na solenidade da assunção da imaculada mãe de Deus e sempre virgem Maria, em comunhão com o Grupo da Imaculada representado pelo senhor João Brito e Faro e a sua irmã senhora dona Maria Leonor, as comunidades de Santo Amaro da Granjinha e do Divino Espírito Santo de Paradela, em Tabuaço, renovaram a consagração das respectivas paróquias, lares e pessoas ao Imaculado Coração de Maria.
Sob o espesso manto de fumo dos incêndios que por estes dias lavram na parte oriental da Diocese de Lamego, as duas paróquias recorreram à proteção do Céu, pela mediação de Nossa Senhora, para que abrigados sob o seu maternal e imaculado coração e cobertos com o santíssimo manto de Maria, alcançassem a graça da paz e da alegria alumiada pela fé.
Fundado em 1984, o Grupo da Imaculada tem por vocação confirmada pela autoridade da Igreja a difusão pelo mundo inteiro da devoção ao Imaculado Coração de Maria, com especial apreço pelos pedidos de Nossa Senhora à irmã Lúcia, vidente de Fátima. Assim, promove a construção dos Monumentos e a consagração dos lares e pessoas, promove a devoção dos Primeiros Sábados para desagravar o Imaculado Coração de Maria, o Terço diário, dias de espiritualidade, peregrinações e outras atividades.
Nas paróquias de Granjinha e Paradela, esta devoção foi agora renovada seja a nível material com a instalação de nova iluminação de acordo com as orientações do Grupo da Imaculada, assim como com a renovação das consagrações. Não havendo memória de quando foi feita a primeira consagração, a renovação foi feita na solenidade mariana que nos convida a olhar para o alto.
Pe. Tiago Machado, in Voz de Lamego, ano 95/38, n.º 4814, de 20 de agosto 2025