Previous Next

Bênção de centro paroquial de Oliveira do Douro

Um dia memorável…
Um sonho em construção…

No passado Domingo, dia 28 de setembro, a Paróquia de Oliveira do Douro viveu um momento de grande alegria com a Bênção do novo Centro Paroquial. Um sonho antigo, há muito esperado, que com a congregação de toda a comunidade, conseguiu chegar a bom porto. Um projeto sonhado por muitos, planeado com esforço, construído com perseverança e terminado com muita fé. Esta celebração ficou marcada pela presença do Sr. Bispo de Lamego, D. António Couto, que presidiu à Eucaristia. A escolha desta data não foi um mero acaso, foi marcada para coincidir com o dia em que o povo se reúne para celebrar o padroeiro, o Arcanjo São Miguel.
Esta comemoração dividiu-se em várias etapas, integrando momentos de carácter religioso e outros mais voltados mais para a dinamização do espírito de comunidade em ambiente de convívio.

Procissão Solene
Cumprindo a tradição, o dia começou com uma procissão solene, da Capela da Calçada até à Igreja Paroquial, que contou com a presença de diversos andores ornados de belas flores, transportados a ombros pelo povo. Esta caminhada religiosa foi presidida pelo pároco, Sr. Padre Luís Rafael, e animada pela fanfarra do Agrupamento de Escuteiros 1170 de Oliveira do Douro.

Acolhimento ao Sr. Bispo
Finda a procissão, as pessoas foram convidadas a fazer uma breve pausa e a recuperarem o fôlego, enquanto aguardavam a chegada do Sr. Bispo, D. António Couto. Por volta das 11h00, este chegou, acompanhado pelo Sr. Vigário Geral, e foi rececionado em grande festa, com foguetes e palmas de alegria. Formou-se um corredor humano, constituído pelas crianças da catequese, que à sua passagem, o saudaram com pequenos punhados de pétalas, ao som da música: "brotarão flores dos pés de quem se faz à estrada".

Eucaristia Solene
A cerimónia começou logo em seguida, presidida pelo Sr. Bispo e com a ajuda sempre exímia, eficiente e assídua do nosso grande grupo acólitos. A celebração decorreu ao som do Grupo Coral da Igreja, que de forma sempre bem disposta e dedicada, procurou louvar e cantar a Deus e, neste dia em específico, honrar o Padroeiro, São Miguel Arcanjo.
O Sr. Bispo tomou a Palavra e lançou o desafio de se praticar uma vida mais desapegada, com foco no apoio aos mais pobres, uma vida comprometida com Deus e com o próximo. A ambição desmedida é uma doença, não do corpo, mas da alma, que corrói as partes boas e promove as más.
Para homenagear e agradecer a presença do Sr. Bispo, imagem do Bom Pastor, sinal de comunhão e caminho partilhado, a comunidade ofereceu um cordeiro vivo e um cabaz com produtos da terra, fruto das colheitas. Foram, ainda, colocadas na entrada do novo Salão Paroquial, duas oliveiras, representação da vida e da paz, que receberam o nome do Sr. Bispo, D. António Couto, e do Sr. Padre Luís Rafael, como sinal da ligação dos mesmos àquela casa e à história que nela começa.

Bênção do Centro Paroquial  
Terminada a celebração da Eucaristia, a comunidade seguiu em direção ao Centro Social e Paroquial, enquanto se ouvia de fundo, o Hino do Jubileu 2025. O Sr. Bispo procedeu à Bênção do espaço e descerrou uma placa comemorativa com a data da inauguração. A conclusão desta obra, marca o início de um novo capítulo, tendo um papel muito importante para a dinamização da comunidade, para as atividades da catequese e do grupo de jovens, para a promoção de momentos com os idosos e as famílias, etc.
Apesar de ainda haver muito a fazer, o encerrar da primeira etapa desta caminhada é um passo grande e firme, que o povo de Oliveira do Douro dá com muita esperança.

Cortejo Comunitário
A realização desta obra trouxe grandes encargos financeiros à Paróquia, como tal a comunidade congregou-se para a realização de um cortejo com danças tradicionais, que juntou uma multidão de pessoas vindas dos vários povos, e um leilão de ofertas, realizados durante a tarde, como forma de cumprir a tradição, e também, de angariar fundos para ajudar no pagamento da dívida da obra do Centro Paroquial. A adesão foi tal que, apenas durante a tarde, o valor dos donativos alcançou cerca de 10% da dívida total (que está acima dos 100.000€).  
A alegria e boa disposição sentidas no ar eram contagiosas e a animação sem fim. Entre danças e cantorias, houve, ainda, tempo para conviver, e as crianças puderam usufruir de insufláveis e matraquilhos.

O dia terminou com corações cheios e rostos felizes, num verdadeiro testemunho de que, quando a comunidade caminha unida, tudo ganha um novo sentido. Entre sorrisos, partilhas e gestos de fraternidade, sentiu-se a força de uma Paróquia viva, construída com os dons de todos. Neste tempo de Jubileu, onde se celebra o perdão, a renovação e a esperança, este dia memorável renovou o compromisso de caminharmos juntos, com fé e alegria, na construção de uma Igreja mais próxima, que seja sinal da presença viva de Deus entre nós.

 

Ana Botelho, in Voz de Lamego, ano 95/44, n.º 4821, de 8 de outubro de 2025

 

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147