A paróquia de são João de Fontoura, no concelho de Resende, prestou homenagem, no dia 9 de novembro, ao Padre Manuel Esteves Alves pelos 60 anos de sacerdócio, pelos 25 anos de serviço pastoral na paróquia e pelos 20 anos de nomeação como pároco.
A celebração contou com a presença do Bispo de Lamego, D. António Couto, e de muitos sacerdotes amigos e de muitos paroquianos.
A paróquia de São João de Fontoura viveu um momento de grande emoção e reconhecimento ao prestar homenagem ao pároco Manuel Esteves Alves, muito estimado pela comunidade local.
A cerimónia teve início com uma receção, junto da igreja paroquial, ao homenageado e ao Bispo de Lamego, D. António Couto, que se associou ao momento em sinal de apreço pelo longo e dedicado serviço pastoral do senhor cónego.
Acompanhados pelos paroquianos, entidades e por vários sacerdotes, seguiram em procissão até ao átrio da igreja paroquial, que passou a ter o nome do homenageado, prosseguindo a celebração da Eucaristia.
Durante a celebração, o padre João António Teixeira, um dos grandes promotores desta homenagem, falava de “gratidão (extensa e imensa gratidão) por, depois de três anos na atual zona pastoral de Armamar e de 32 anos no Seminário Menor de Resende, estar há 25 anos nesta comunidade que o venera, o estima e o ama”. Acredita o sacerdote que “o que o senhor cónego tem feito nesta terra é um sublime ‘trabalho de amor’. É um trabalho de amor desvelado pelas pessoas, e um trabalho de amor revelado em tantos gestos, ações e empreendimentos”.
João António Teixeira, natural desta freguesia, considera que o homenageado “é dotado de um ‘mundo’ interminável de recursos que, nos últimos 25 anos, tem colocado à disposição da nossa paróquia. Nem a arquitetura está ausente da sua perícia.
A prova está no conjunto de obras de requalificação desta Igreja paroquial e de todas as capelas, com projetos da sua inteira autoria e com aprovação sem qualquer reparo. Só por isso já tem garantido um lugar na história de São João de Fontoura”.
É também reconhecido como um “teodidata incansável, ele é consabidamente um ‘espelho’ de verdade, de retidão, de simplicidade, de sabedoria, de uma generosidade sem limites e de uma coerência sem mácula. É um Pastor bom, que leva ao colo cada uma das suas ovelhas”.
O Bispo da Diocese de Lamego referiu-se à data (9 de novembro) com “muitos motivos de celebração e alegria”, recordando para além dos aniversários do padre Esteves, a celebração da dedicação da Basílica de Latrão, catedral da Diocese de Roma, considerada a mãe de todas as igrejas.
D. António Couto fez “agradecimentos sinceros e profundos ao Padre Esteves Alves” e que “Deus o abençoe” para continuar a sua missão.
O homenageado, que recebeu um quadro com a sua imagem e ainda flores, uma flor entregue por cada representante de todas as povoações, manifestou o seu “profundo agradecimento a D. António Couto”, ao cónego João António Teixeira e a todas as pessoas envolvidas neste reconhecimento público.
Feliz e “comovido com as palavras de carinho e amizade”, recordou a sua ordenação e algumas peripécias dos primeiros anos de sacerdócio.
Recorde-se que Manuel Esteves Alves foi pároco em Vila Seca e Santo Adrião, em Armamar, foi Vice-reitor do Seminário de Resende, Diretor do Externato D. Afonso Henriques e, nos últimos 25 anos, pároco de S. João de Fontoura.
A cerimónia contou com a presença de autoridades civis e religiosas, representantes das instituições locais e numerosos fiéis, que quiseram manifestar o seu carinho e gratidão por quem marcou profundamente a vida da comunidade.
No final houve um convívio com toda a população na Junta de freguesia.
Cármina Fonseca, in Voz de Lamego, ano 95/49, n.º 4826, de 12 de novembro de 2025



