Nos dias 14, 15 e 16 de novembro, a comunidade de São Sebastião de Penso recebeu com alegria o seu bispo, Dom António Couto, no cumprimento do seu programa de visitas pastorais às várias comunidades paroquiais da Diocese.
Essa visita teve o início no lugar de Á-de-Barros, a 14 de novembro, com a celebração da Eucaristia. É um lugar inserido na paróquia de Penso e que se situa na fronteira do concelho de Moimenta da Beira com o de Sernancelhe. As suas poucas gentes, reunindo-se na capela de São Gonçalo (de Amarante), alimenta-se na fé, fortalece-se na esperança e realiza a caridade. Dom António salientou essa mesma dinâmica.
Apesar de poucos, foram muitos e serão sempre muitos aos olhos de Deus os que se reúnem à volta do altar para celebrar a Fé. Foi um momento muito intenso e simples.
No dia 15, esperavam pelo senhor bispo os 7 jovens que ao longo dos últimos meses se prepararam para receber o sacramento do Crisma e as crianças que estão a fazer a sua caminhada catequética. Foi um momento muito informal, mas pautado pela riqueza do ensino das palavras simples de Dom António e atrevimento dos presentes.
O grande dia da e para a comunidade aconteceu no domingo, dia 16. Toda a comunidade recebeu Dom António Couto no adro da igreja paroquial. Acolheu-o com carinho, participou ativamente na Eucaristia, acompanhou com emoção o rito do crisma dos seus jovens e compartilhou com amizade brindes, presentes e a refeição. Ao fazer a notícia da visita pastoral, podemos afirmar que Dom António esteve realmente em sua casa.
Estes dias serviram principalmente para a comunidade receber uma palavra de alento e carinho, fortalecer a fé da paróquia e, com a vontade e disponibilidade dos jovens crismados, rejuvenescer na ação e testemunho, nunca esquecendo o reviver do sentido vocacional da comunidade, ou não fosse ela a terra de Dom António Cardoso e Cunha, do Padre Arnaldo Cardoso, do Padre Freitas e tantos outros cristãos que se entregaram e entregam pela causa do Evangelho.
A comunidade de São Sebastião de Penso, in Voz de Lamego, ano 95/50, n.º 4827, de 19 de novembro de 2025



