Previous Next

Ordenação Diaconal do Tiago Samuel

No passado fim de semana, dias 21, 22 e 23 de novembro, os seminaristas da nossa Diocese regressaram ao seminário de Lamego para prepararem a ordenação diaconal do seminarista Tiago Samuel, que se realizou no domingo, e também participar na atividade organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral de Jovens, no contexto do Dia Mundial da Juventude.

Na sexta-feira, dia 21, chegaram ao seminário três pré-seminaristas a fim de acompanharem os seminaristas ao longo do singular fim de semana.

No sábado, dia 22, os seminaristas e pré-seminaristas dirigiram-se à paróquia de Resende para aí viverem o Dia Mundial da Juventude. Este encontro, com o tema: “Vós também dareis testemunho, porque estais coMigo” (Jo 15, 27), iniciou-se diante de Jesus Sacramentado – um momento profundo de adoração – de modo a ser Jesus a pautar o nosso convívio. Este encontro, preenchido com significativas dinâmicas, terminou com a celebração da Eucaristia.

Depois, seguiu-se para a Paróquia de Santiago de Piães, Cinfães. Aqui participámos na vigília de oração pelo neo-diácono Tiago Samuel. Momento de gratidão e carinho por parte da sua comunidade que o viu nascer, crescer e, agora, entregar-se totalmente e definitivamente ao Senhor da sua vida, o Bom Deus.

Finalmente, chegou o domingo, dia 23 de novembro, em que celebramos a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. A nossa querida diocese de Lamego - representada no seu bispo, no clero e nos fiéis - entrou na nossa amada Catedral expressando a vida das palavras do salmo 121 (122) que era cantado neste dia: “Iremos com alegria para a casa do Senhor”. Sim, foi com júbilo que entrámos na catedral, que agora inicia a celebração do Jubileu dos 250 anos da sua

Dedicação, a fim de louvar o Senhor pelo dom da vida e da vocação do Tiago Samuel.

Na homilia, o nosso Bispo, D. António Couto, partiu do profundo significado deste Jubileu da Dedicação da Catedral, evocando a festa da Dedicação do Templo de Jerusalém, para sublinhar como este é um tempo em que deve brotar sempre mais Luz, a partir do encontro na Catedral, para as nossas vidas e comunidades e para o nosso mundo. Celebrar a Dedicação da Catedral é também renovar o compromisso de todos os cristãos a uma maior dedicação da sua própria vida ao serviço do Senhor e do Evangelho. Essa mesma dedicação foi recomendada de forma particular ao eleito, que agora entrega a sua vida para o serviço da Palavra, do Altar e da Caridade.

O nosso novo diácono, Tiago Samuel Miranda Fonseca, entrou leigo na catedral de Lamego, mas na Eucaristia, pela imposição das mãos de D. António Couto, por graça do Bom Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, tornou-se um ministro ordenado, no primeiro grau do sacramento da ordem – o diaconado.

Depois da ordenação, o Diácono Tiago, foi saudado nos claustros da Catedral, e segui para o Seminário onde o esperavam os familiares e amigos, para um belíssimo jantar.

Resta agradecer a todos os que estiveram presentes e todos os que colaboraram para este dia. Ao Seminário de Lamego, pelo acolhimento. Ao Seminário Interdiocesano de S. José, pela presença amiga e fraterna. À comunidade de Santiago de Piães, por este seu filho que se entrega ao serviço da Igreja de Cristo, e pela sua presença na ordenação. Também aos sacerdotes da nossa diocese, que acorreram em grande número à Catedral para acolher o novo diácono.

Damos graças a Deus por esta singular ocasião de comunhão e celebração de todo o Povo de Deus que peregrina na Diocese de Lamego.

 

Carlos, in Voz de Lamego, ano 95/51, n.º 4828, de 26 de novembro de 2025

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Notícias Recentes

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147