Previous Next

Três Jubileus numa Recoleção

No dia 20 de novembro realizou-se a Recoleção do Clero no Arciprestado Castro Daire-Vila Nova de Paiva num dia que cruzou três jubileus. Primeiramente, o Jubileu do Ano Santo de 2025, segundo o início do Jubileu da Dedicação da nossa Catedral e por fim o Jubileu dos 50 anos da presença da comunidade das Dominicanas de Santa Catarina de Sena na Paróquia de S. Pedro de Castro Daire. Neste sentido esta Recoleção foi inserida no Jubileu da referida comunidade religiosa, tendo sido orientada pelas irmãs domínicas (Ir. Celeste, Ir. Madalena e Ir. Ana Margarida). As irmãs apresentaram um “tríptico” dominicano decisivo na vida da sua congregação: S. Domingos de Gusmão, S. Catarina de Sena e a Venerável Teresa de Saldanha (fundadora da congregação). S. Domingos teceu as linhas mestras orientadoras do carisma dominicano com o seu constante exercício da compaixão através do estudo, oração, vida comum e pregação. De S. Catarina de Sena (leiga) ficaram os traços de uma coragem varonil, grande interioridade, inteligência intuitiva, firmeza de carácter, tenacidade na ação, perspicácia na análise, sensibilidade ao sofrimento humano, comunicatividade incansável e um zelo inesgotável pela promoção da paz.

Consequentemente, Teresa de Saldanha vai acolher estes dois retratos espirituais exercendo no Portugal do seu tempo (bastante difícil para a vida religiosa!) um papel de compromisso com a Igreja e a sociedade civil, ligando com uma mestria incrível a contemplação com a ação, dando início a uma obra que se encontra dispersa pelos diferentes continentes até aos dias de hoje.  

Por fim, apresentaram-nos três retratos de diferentes épocas, que viveram em tempos de crise, não cruzaram os braços e nem ficaram indiferentes. Pelo contrário com o auxílio da graça divina e seguindo os valores do Evangelho, deram resposta ao sofrimento e dores dos seus contemporâneos e conterrâneos através do exercício da compaixão de Cristo. Na verdade, viveram o mais genuíno espírito do Jubileu, a reposição da justiça fraternal, desejada e querida pelo Pai Santo. Agradecemos as Irmãs Dominicanas (Ir. Celeste, Ir. Silvina, Ir. Madalena, Ir. Ana Margarida) pelo seu testemunho alegre e também à Paróquia de S. Pedro de Castro Daire que acolheu esta Recoleção e a todos os presbíteros presentes.

 

Pe. Ângelo Santos, in Voz de Lamego, ano 95/51, n.º 4828, de 26 de novembro de 2025

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Notícias Recentes

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147