Nos dias 28, 29 e 30 de Novembro, a comunidade paroquial de Nossa Senhora do Ameal de Vila da Ponte recebeu a Visita Pastoral de Dom António Couto, bispo de Lamego.
Esta comunidade caracteriza-se por primar pela sua beleza natural, partindo de um quadro visível do alto do Monte de Nossa Senhora das Necessidades. Situada nas margens do rio Távora do qual partilha a beleza, as suas gentes orgulham-se em ser vilapontenses, orgulho esse que se vê pelas iniciativas que têm e a forma como partilham o seu dia a dia. Mesmo vivendo em espaços vizinhos, afirmam sempre que primeiro são de Vila da Ponte. Os que não são naturais de lá e por razão das vicissitudes da vida acabam por fazer a sua vida lá, mais cedo ou mais tarde, afirmam-se como sendo de Vila da Ponte. A vaidade (positiva) das suas gentes é o que as distingue de todas as outras…
Pedindo a proteção de Nossa Senhora, iniciaram-se estes três dias com a celebração da Eucaristia num dos lugares mais icónicos desta comunidade: o Santuário de Nossa Senhora das Necessidades. Na sexta feira, dia 28 de novembro, num ambiente simples, familiar e próximo, o senhor bispo exortou os presentes a não terem medo do tempo que se vive, mesmo que pareçam os últimos, já que tudo isso é necessário para que a Palavra de Deus se cumpra. Salientou a necessidade de cada crente sentir-se parte e construtor do Reino de Deus na História da Humanidade, Reino que é inaugurado com a vinda de Jesus no coração de cada um.
Na tarde de sábado, dia 29 de novembro, o senhor bispo foi convidado a partilhar um pouco do seu tempo com os 14 jovens desta comunidade paroquial que, ao longo deste tempo, se prepararam para celebrar o seu Crisma. Foi uma hora de conversa informal em que os jovens presentes procuraram descobrir a importância do Sacramento que queriam celebrar.
Essa celebração teve lugar no domingo, 30 de Novembro, Domingo Primeiro do Tempo do Advento e início de um novo ano litúrgico.
Recebido no adro da igreja paroquial por toda a comunidade, num ambiente simples mas festivo e alegre, Dom António Couto, exortou todos os membros da comunidade a deixarem-se envolver pelo tempo novo; a olharem para um Deus que veio, vem e virá, preparando-se para O receberem tendo em conta as orientações que São Paulo fazia aos Romanos: absterem-se do homem velho e viverem segundo o homem novo. Terminou a sua reflexão com o exemplo de Santo Agostinho, mostrando aos jovens crismandos e a toda a paróquia que a mudança de vida segundo os desígnios de Deus é possível, bela e traz a verdadeira felicidade aos seus filhos e filhas!
Finda a Eucaristia, deu-se por terminada esta visita pastoral. A comunidade viveu-a com serenidade, com simplicidade e alegria. Cada um, jovens confirmados e demais presentes, levará consigo as expressões de incentivo ao testemunho diário da Fé em Deus; a certeza da pertença a uma comunidade cristã e a vontade de Deus em que sejam filhos e filhas que façam uso das asas que Ele dá a cada um.
A comunidade de Vila da Ponte, in Voz de Lamego, ano 95/52, n.º 4829, de 3 de dezembro de 2025



